Brasileirão 2023: como chega o Inter para a disputa do Campeonato Brasileiro

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

O Campeonato Brasileiro de 2023 está prestes a começar! O Inter estreia na competição neste sábado (15) diante do Fortaleza, fora de casa, com um objetivo muito claro: repetir o nível da temporada de 2022, quando ficou com o vice-campeonato. A grande questão é que a pré-temporada colorada não vem sendo das melhores e a torcida já parece estar cansada de Mano Menezes. Vem com a gente conferir como chega o Inter para a disputa do Brasileirão.

Tu Viu?

Em casa, Ypiranga é derrotado por 2 a 0 pelo Botafogo no primeiro jogo do confronto

Adolescente investigado por planejar ataque em escola de Maquiné será encaminhado à Fase

Até o momento, o Inter disputou 15 partidas no ano, 13 delas pelo Gauchão Ipiranga, uma pela Libertadores e a última pela Copa do Brasil, diante do CSA. Na temporada, o time soma o mesmo número de vitórias que de empates (7) e foi derrotado apenas uma vez, no Gre-Nal da primeira fase do estadual.

No período, a equipe de Mano Menezes marcou 27 gols, obtendo uma média de 1,8 gol por jogo. Os principais goleadores do time são Pedro Henrique, artilheiro do Gauchão Ipiranga com 8 gols, e Alan Patrick, logo atrás com 7. No mesmo recorte, a defesa colorada foi vazada em 12 oportunidades, contabilizando uma média de 0,8 gols sofridos por partida.

Os números analisados de forma bruta não são tão negativos, é verdade. Mas as atuações do time não vêm sendo consistentes e deixam o torcedor irritado. A prova de que o time poderia estar melhor é o fato de que, disputando a maior parte dos jogos em um campeonato com equipes de poderio financeiro muito inferior, o Inter ainda possui um número maior de empates e derrotas (8) do que vitórias (7) em 2023.

Mano Menezes comanda treino antes de enfrentar o CSA – Ricardo Duarte/Internacional

Na última partida, diante do CSA pela terceira fase da Copa do Brasil, ficou escancarado o retrato da equipe no ano: a vitória veio, mas com uma péssima atuação. O Inter teve a oportunidade de sair na frente com uma penalidade, desperdiçada, sofreu o gol do adversário e teve que buscar a virada na base da individualidade de Alan Patrick. O jogo, mesmo com desfecho positivo, rendeu vaias do torcedor à Mano Menezes.

Tudo isso depois do maior vexame da temporada, que veio logo cedo. No Gauchão Ipiranga, o time não conseguiu chegar à final pelo segundo ano seguido após ser eliminado pelo Caxias em pleno Beira-Rio. Não é possível desmerecer o feito da equipe grená, que fez ótima campanha e deu trabalho para o Grêmio nos dois jogos da final, mas é incompreensível para o torcedor ver seu time não conseguir superar um adversário de realidade financeira tão inferior em 180 minutos de bola rolando. 

Os resultados e o desempenho fazem com que a torcida colorada inicie o Brasileirão com as expectativas baixas. Mas elas também não eram altas no início de 2022, principalmente no momento em que Mano assumiu a equipe. Assim, o Inter espera reverter mais uma vez esse cenário e tem a primeira de 38 oportunidades neste sábado, quando entra em campo para enfrentar o Fortaleza no sábado (15), às 18h30min, na Arena Castelão.