Brasileirão 2023: como chega o Grêmio para a disputa do Campeonato Brasileiro

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Campeonato Brasileiro de 2023 está prestes a começar! O Grêmio estreia na competição neste domingo (16), diante do Santos, carregado de otimismo. Após uma temporada disputando a segunda divisão do campeonato nacional, a torcida tricolor não poderia estar mais contente com o momento que a equipe vive: dois títulos conquistados apenas na pré-temporada. Vem com a gente conferir como chega o Grêmio para a disputa do Brasileirão.

Tu Viu?

Sem Grêmio e Inter: clubes se articulam por novo Campeonato Brasileiro de Aspirantes

Apresentado no Grêmio, Nathan conta sobre relação com o clube na infância e torcida da mãe

Em 2023, o Grêmio já disputou 18 partidas, sendo quinze delas pelo Gauchão Ipiranga, duas pela Copa do Brasil e uma pela disputa da Recopa Gaúcha, que marcou o início da temporada. Ao todo, foram 14 vitórias no período, três empates e apenas uma derrota, garantindo um aproveitamento surpreendente de 83,3%.

Boa parte da eficiência da recém montada equipe tricolor passa pelo poderio ofensivo do time de Renato. O ataque, liderado por Luisito Suárez, balançou as redes do adversário 36 vezes no ano, garantindo uma média de 2 gols por jogo. O artilheiro da equipe é o próprio uruguaio, que já anotou 11 tentos com a camisa tricolor, seguido por Bitello, Cristaldo e até mesmo o zagueiro Bruno Alves, com 4 gols cada.

Se o ataque tem sido tão forte, o mesmo pode se dizer da defesa. Mesmo sem Geromel e lidando com a ausência de Kannemann em algumas oportunidades, o time de Renato sofreu apenas 10 gols no mesmo período, gerando uma média baixa de 0,56 gols sofridos por jogo.

Mas, muito além dos números, a torcida comemora as atuações e os títulos no ano. Após duas temporadas muito negativas, com 2021 marcado pelo rebaixamento e 2022 com um início sofrido de Série B, o Grêmio passou por um processo de reformulação quase completo, tanto no campo quanto fora dele. Alberto Guerra foi o presidente escolhido para assumir o clube em 2023 e a nova direção promoveu mudanças importantes no elenco tricolor: ao todo, 13 jogadores foram contratados e 20 deixaram o clube desde o acesso para a Série A.

Suárez comemora o gol sobre o Caxias na final do Gauchão – Lucas Uebel/Grêmio

O efeito foi quase imediato: dois títulos em três meses. Na primeira partida do clube na temporada, que marcou a estreia de Suárez, o Grêmio venceu o São Luiz por 4 a 1 com três gols do uruguaio e garantiu o título da Recopa Gaúcha. Na sequência da pré-temporada, o time engatou uma sequência de oito vitórias, venceu o rival no primeiro Gre-Nal do ano e conquistou, pela sexta vez seguida, o título do Gauchão Ipiranga

A nova fase do clube foi abraçada pela torcida. Na semana passada (10), o clube anunciou o novo recorde de 95 mil associados, dos quais 30 mil se tornaram sócios desde janeiro deste ano. O Grêmio ainda pretende alcançar a marca de 100 mil sócios, e está mais perto que nunca.

Ainda é um mistério como o Grêmio irá se comportar no seu reencontro com equipes da elite do futebol brasileiro, mas as expectativas não poderiam ser melhores. Antes do Brasileirão, o Tricolor enfrenta o ABC pela Copa do Brasil na noite desta quinta (13), pelo jogo de ida da terceira fase. No Campeonato Brasileiro, a estreia gremista está marcada para o domingo (16), diante do Santos, no Alfredo Jaconi.