Guia do Gauchão Série A2 – Esportes da Sorte: Tupi

Foto: Divulgação/Tupi

Após o susto do rebaixamento iminente no ano passado, o Tupi quer virar a página e fazer uma boa campanha no Gauchão A2 – Esportes da Sorte e, para isso, tem apostado em nomes experientes.

Uma das novidades no elenco para a temporada é inglês Zorro Franco Skilton, que chegou ao rubro-negro emprestado pelo São José, de Porto Alegre, onde atuou no time sub-20 e também no principal. O volante nasceu em Londres, na Inglaterra, viveu também na França e a dois anos está no Brasil.

Em entrevista à Rádio Progresso, o presidente do clube, Paulo Haas, falou sobre as dificuldades do rubro-negro em participar da competição, principalmente financeiras. “A gente sabe das dificuldades imensas, existem equipes com potencial maior, o que agrega mais, mas nos organizamos um pouco antes do que estava previsto, o que gera um pouco de tranquilidade. A meta, principalmente, é não cair, mas vamos tentar de tudo para que possamos fazer uma boa campanha, e porque não subir?“, afirmou.

A equipe realizou algumas atividades neste mês visando o início da competição. No início de abril, o time do técnico Arilson Costa goleou a equipe do Selecionado Regional por 5×2 e ainda venceu por 6×0 o time sub-20 do CMD Chiapetta, que disputará o campeonato estadual da categoria, em parceria com o Tupi.

Caminho na competição

O Tupi pertence ao Grupo A, juntamente com Brasil de Farroupilha, Gaúcho, Glória, Monsoon, Passo Fundo, União-FW e Veranópolis. Sua estreia está marcada para acontecer em casa, no Estádio Municipal Rubro-Negro Hinterholz, quando recebe o Veranópolis.

1º Rodada16 de abril às 15h30: Tupi x Veranópolis
2º Rodada
23 de abril às 15h30: Passo Fundo x Tupi
3ª Rodada30 de abril às 15h30: Tupi x União Frederiquense
4ª Rodada6 de maio às 15h: Monsoon x Tupi
5ª Rodada
14 de maio às 15h30: Tupi x Brasil-Far
6ª Rodada21 de maio às 15h: Gaúcho x Tupi
7ª Rodada
28 de maio às 15h30: Tupi x Glória
8ª Rodada03 e 04 de junho: Glória x Tupi
9ª Rodada
10 e 11 de junho: Tupi x Gaúcho
10ª Rodada17 e 18 de junho: Brasil-Far x Tupi
11ª Rodada
24 e 25 de junho: Tupi x Monsoon
12ª Rodada01 e 02 de julho: União Frederiquense x Tupi
13ª Rodada
08 e 09 de julho: Tupi x Passo Fundo
14ª Rodada
16 de julho: Veranópolis x Tupi

Plantel

– Goleiros: Robinho, Samuel e João Vitor
– Laterais: Matheus Fauth, Matheus Paulista, Matheus Velasque, Léo Medeiros e Lucas Martins
– Zagueiros: Jeferson Reidel, Arthur Miranda, Douglão, Dênis e Robert
– Volantes: Jocenir, Zorro, Matheus Paulista e Arthur Dalla
– Meias: Bruno Flores e Nathan
– Atacantes: Edgar Alemão, Wagnão, Vinicius Douglas Netto e Guilherme Panambi

– Técnico: Arilson Costa
– Auxiliar técnico: Beto Hinterholz
– Preparador físico: Carlinhos Pereira

Última participação

A edição de 2023 do Gauchão A2 – Esporte da Sorte marcará o nono ano consecutivo do Índio Guerreiro na competição. Após conquistar o título da Segunda Divisão em 2013, o clube teve seu melhor desempenho no ano seguinte, quando chegou as quartas de final da Divisão de Acesso, mas foi eliminado pelo Brasil de Farroupilha e deu adeus ao sonho de voltar à elite.

No ano passado, o rubro-negro deu um susto em seus torcedores por conta da cenário iminente de rebaixamento. Empatados com o Cruzeiro, ambos com dez pontos na tabela na fase classificatória, o Tupi só escapou por conta do saldo de gols. Enquanto a equipe somava -5, o time de Cachoeirinha tinha -10.

História

Fundado em 1949, o Tupi Futebol Clube é considerado um dos mais antigos da região noroeste do Estado,entretanto viveu anos complicados até sua consolidação no futebol profissional.

Os primeiros anos do Índio Guerreiro foram dedicados ao futebol amador e somente nos anos 70 e 80, o clube veio a se profissionalizar, quando montou equipes memoráveis e recheadas de jogadores da casa. No início dos anos 90, porém, o rubro-negro fechou as portas e só reabriu quando, entre 1997 e 2004, voltou a disputar campeonatos amadores. Em um vai e vem, voltou às atividades profissionais em 2005 e 2006, entretanto por dificuldades financeiras licenciou-se mais uma vez até 2012, ano em que reabriu suas portas e segue ativo até os dias atuais.

Sobre títulos, a única conquista do Tupi aconteceu em 2013, quando foi campeão do primeiro turno da Segunda Divisão gaúcha e, consequentemente, conquistou o acesso ao Gauchão Série A2.

Dentre as curiosidades que cercam o clube, uma delas é a revelação de um ídolo do futebol brasileiro. O goleiro Taffarel, natural da cidade de Santa Rosa, mudou-se ainda muito jovem para Crissiumal e foi justamente no Tupi que começou a dar seus primeiros passos no futebol.

O Tupi manda seus jogos no Estádio Municipal Rubro-Negro Hinterholz. Desde 1969, com algumas pausas na história, o clube possui responsabilidade sobre o campo, que é da prefeitura.

O nome do estádio recebeu um incremento há cerca de dois anos. Anteriomente chamado de Municipal Rubro-Negro, o sobrenome Hinterholz foi acrescentado e faz uma homenagem a família, cujos membros realizaram grandes feitos pelo futebol local. Lauro Roque Hinterholz é o maior artilheiro da história do clube, enquanto Arno Egon Hinterholz já foi zagueiro, treinador e presidente e Elbio Alcides Hinterholz, o Borbolha, foi zagueiro e é pai do ex-goleiro Danrlei, ídolo do Grêmio e também natural de Crissiumal.