Grêmio bate o Caxias com gol de Suárez e conquista o Gauchão Ipiranga 2023

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Comemora torcedor tricolor: o Grêmio é Hexacampeão Gaúcho. Na tarde deste sábado (08), Grêmio e Caxias se enfrentaram na Arena pelo segundo jogo da final do Gauchão Ipiranga. Com um gol de Suárez, o Tricolor conquistou o seu sexto título seguido, o 42º de sua história.

Tu Viu?

Klopp aconselha Lucas Leiva a ser técnico fora do Brasil: “Trocam de treinador com mais frequência do que roupas íntimas”

Universidade Federal de SC inicia plantio de maconha para pesquisas na área veterinária

De forma surpreendente, quem começou melhor a partida foi o time do Caxias. Nos minutos iniciais, a equipe Grená foi quem conseguiu trabalhar melhor a bola e ter o domínio do meio de campo, apesar de não conseguir levar perigo ao gol de Adriel. Contudo, o cenário positivo dos visitantes não duraria muito tempo. O jogo logo ficou equilibrado e o Grêmio passou a crescer progressivamente conforme o passar do tempo, tendo sua primeira (e melhor) oportunidade aos 17 minutos, quando Suárez carimbou a trave após saída de jogo errada de Marlon.

A partir daí, o Tricolor dominou o jogo e por pouco não conseguiu abrir o placar. Aos 23’, Suárez encontrou Villasanti dentro da área, que chegou batendo e quase acertou o gol e, aos 26’, foi a vez de Carballo finalizar com perigo, obrigando Bruno a fazer grande defesa. Enquanto isso, o Caxias focava apenas em se defender e não conseguia encaixar os contra-ataques para ameaçar o adversário.

O placar foi zerado para o intervalo, e o Caxias mais uma vez mostrou intensidade no recomeço de jogo. Diferente da primeira etapa, a equipe comandada por Thiago Carvalho conseguiu manter o ritmo por um certo período e levou perigo de gol em boa batida de Peninha aos 10 minutos, seguido de um chute forte de Marlon aos 11’. Por ironia do futebol, no primeiro momento em que o Caxias se mostrou superior de forma consistente no jogo, obrigando o Grêmio a sair em velocidade, foi quando o jogo mudou para o Tricolor. 

Aos 14 minutos, o time de Renato fez boa jogada na troca de passes entre Bitello, Suárez e Vina, que quase abriu o placar. Contudo, Vuaden foi chamado pelo VAR para revisar o lance no momento que Suárez foi derrubado dentro da área e acabou por marcar a penalidade. Na cobrança, ele não perdoou: Suárez bateu forte no canto, sem chances para o goleiro Bruno, que chegou a acertar o lado.

Nos minutos seguintes, o Caxias chegou a esboçar uma reação. A equipe levou perigo com Dudu Mandai, aos 21’, mas teve sua melhor chance cinco minutos depois, quando Fernando desviou à queima roupa a batida fechada de falta, chutando em cima de Adriel.

Apesar da vontade e da entrega, o Caxias não conseguiu levar mais perigo para o gol Tricolor. Os visitantes passaram a insistir em chutes de longa distância e cruzamentos na área, diante de um Grêmio que defendia com tranquilidade e seguia pressionando em jogadas de velocidade. 

Em uma dessas jogadas, o Grêmio chegou a encontrar o segundo gol, anulado por falta de Diogo Barbosa na origem do lance. O Caxias chegou a pressionar um pouco mais nos minutos finais, mas não conseguiu encontrar o gol de empate e o Grêmio, com uma vitória de 1 a 0, consagrou-se campeão do gauchão Ipiranga 2023, conquistando o título pela sexta vez seguida.

Ficha técnica

Grêmio: Adriel, João Pedro, Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa), Villasanti, Carballo (Lucas Silva), Cristaldo (Bruno Uvini), Bitello (Gustavinho), Vina (Zinho), Suárez.

Caxias: Bruno, Marcelo Ferreira, Dirceu (Adriel), Fernando Fonseca, Dudu Mandai, Guedes (Vinícius), Marlon (Marciel), Peninha (Marcão), Jean Dias, Diego Rosa (Yago Taborda), Eron.