Torcida do Cruzeiro protesta após troca de mascote: “Devolve o Raposão”

Foto: Reprodução/Redes sociais

O momento não é dos melhores no Cruzeiro. Eliminado na semifinal do Campeonato Mineiro, o time recentemente teve de lidar com a saída do treinador Pezzolano e agora vive a incógnita se como será o desempenho com o novo treinador, o português Pepa, além das cobranças frequentes por novos reforços. Contudo, uma decisão curiosa foi a gota d’água para a torcida ir protestar no CT do clube: a mudança na aparência do Raposão e da Raposinha, mascotes da equipe.

Tu Viu?

Messi reencontra torcida argentina após título da Copa, marca gol de número 800 e se emociona em discurso

Em preparação no Marrocos, elenco da Seleção aplica trotes em novatos e promete ritual até para Ramon Menezes

A mudança da identidade visual dos mascotes foi projetada no aniversário de 20 anos do Raposão, criado após a conquista do Campeonato Mineiro de 2003. Cinco anos depois, surgiu o Raposinha para fazer companhia nos jogos e eventos do Cruzeiro. Tradicionalmente com pelagem escura, ambos os mascotes possuíam visuais semelhantes e robustos. 

Quem vê o Raposão e o Raposinho em ação, percebe que eles são bem diferentes e com personalidades bem distintas, mas isso não estava refletido no visual deles, inclusive gerando dúvidas sobre qual é a relação ou parentesco entre eles – declarou André Luiz Araújo, Head de Marketing do Cruzeiro.

Contudo, a novidade não foi bem aceita por parte da torcida cruzeirense. Membros da Máfia Azul, principal torcida organizada do clube, organizaram um protesto em frente ao CT Toca da Raposa 2 na tarde desta quinta-feira (23). Sob os gritos de “Ronaldo gordão, devolve o Raposão”, os torcedores pediam o retorno da identidade visual antiga dos mascotes.

A Máfia Azul se manifestou de forma oficial através de nota oficial:

O Raposão é o maior mascote do Brasil, e sempre se fez presente pelo carisma, força e seriedade, tudo ao mesmo tempo. É inadmissível as mudanças feitas no mascote, e só corroboram aquilo que estamos vendo faz tempo: a falta de sinergia com o torcedor, que agora é mero cliente, e principalmente a falta de conhecimento de muitos que hoje estão no Clube sobre o Cruzeiro e principalmente a própria torcida.”

O clube não se pronunciou sobre o assunto.