Quase 20% das multas aplicadas em Passo Fundo, em 2022, são por avançar o sinal vermelho

Quase 20% das multas aplicadas em Passo Fundo, em 2022, foram por avançar o sinal vermelho
(Créditos: Getty Images)

Em 2022, Passo Fundo, no Norte do Estado, registrou 69,4 mil multas de trânsito, no perímetro urbano. Desse total, conforme a Secretaria de Segurança Pública,  cerca de 13 mil autuações, ou 18,73%, foram por avançar o sinal vermelho. Esse número equivale a uma média de 1,1 mil motoristas cometendo essa infração, em cada um dos meses do ano passado.

Tu viu?

Rodeio Nacional dos Campeões não contará com as gineteadas
Duas apostas do RS na Lotofácil ganham R$ 268 mil cada

Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Ruberson Stieven, em entrevista à GZH , apesar do alto volume desse tipo infração, os acidentes ocasionados por ultrapassar o sinal vermelho não chegam a 2% do total de infrações ocorridas. Entretanto, segundo ele, quando acontecem, são de maior impacto e,  na maioria das vezes, deixam vítimas 

Foi o caso da colisão entre dois ônibus, no cruzamento com a Avenida Sete de Setembro, no Centro, na tarde de terça-feira (21), de acordo com a Polícia Civil. A imprudência do motorista que avançou o sinal resultou em 17 passageiros feridos. Nenhum com gravidade.

Cruzamentos com mais multas por furar do sinal vermelho

  • Avenida Brasil x Rua Olavo Bilac (Petrópolis);
  • Avenida Brasil x Rua Ângelo Preto (próximo da Estação Rodoviária de Passo Fundo);
  • Avenida Brasil x Avenida Sete de Setembro (Centro).

Arrecadação com multas

De acordo com dados do  Portal da Transparência da Prefeitura de Passo Fundo, mais de R$ 12,2 milhões foram arrecadados com as quase 70 mil infrações do ano passado. Segundo Stieven, os valores são utilizados  para obras e sinalização de trânsito,  programas de educação para o trânsito e estudos técnicos voltados à mobilidade urbana.