Sebastião Melo aprova, com veto parcial, desobrigação de portas giratórias para agências bancárias sem circulação de dinheiro na Capital

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um projeto de lei (PL) que desobriga o uso de portas giratórias em determinados bancos de Porto Alegre foi aprovado, com veto parcial, pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). O PL quer permitir o funcionamento de agências sem o equipamento, caso tenha um plano de segurança aprovado pela Polícia Federal (PF) ou em locais sem circulação de dinheiro.

A prefeitura afirma que, caso entre em vigor, seguirá obrigatória a presença de portas giratórias em locais onde há circulação de dinheiro. Por outro lado, a ausência desta está permitida em locais que tenham sistema de monitoramento 24 horas e alarme, como postos de atendimento e postos de atendimento eletrônicos.

Tu viu?

Estudante da UFPel é semifinalista em concurso nacional de canto lírico
Gravataí e Pelotas aparecem entre as 20 piores cidades em ranking nacional sobre saneamento

Com o veto do chefe do Executivo, o projeto tem 48 horas para retornar à Câmara de Vereadores, que analisa novamente o texto. A decisão do prefeito só pode ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta, ou seja, 19 dos 36 vereadores. Se houver recusa, a proposta será enviada, sem alterações, para promulgação do prefeito. De acordo com Melo, a justificativa para seu veto parcial é a preocupação com a segurança de bancários e clientes.

O PL, porém, não foi bem recebido pelos bancários. “As portas não estão lá para proteger o lucro dos bancos, o numerário, mas sim a vida dos bancários e clientes”, afirmou o presidente do sindicato da categoria, Luciano Fetzner, ao G1.