Estudante da UFPel é semifinalista em concurso nacional de canto lírico

Foto: Instagram/@mariacla.ra

O Rio Grande do Sul tem um bom motivo para se orgulhar. A estudante Maria Clara Vieira, acadêmica do curso de Canto, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na região sul do Estado, está entre os 52 semifinalistas do concurso Brasileiro de Canto Maria Callas. A apresentação da aluna acontecerá no domingo (26), em São Paulo.

Sobre o concurso

O concurso Brasileiro de Canto Maria Callas tem seu foco direcionado para um título operístico e é considerado pela crítica especializada nacional e internacional, o mais importante e significativo concurso de canto lírico da América Latina. 

Tu viu?

Moradores do RS recebem em média 12 ligações de números desconhecidos por semana, diz pesquisa
Gravataí e Pelotas aparecem entre as 20 piores cidades em ranking nacional sobre saneamento

Os prêmios são oferecidos na fase final para primeiro, segundo e terceiro lugares, nas categorias feminino e masculino. Já os papéis para uma ópera, título da Temporada Anual da Cia Ópera São Paulo, são oferecidos a todo candidato efetivamente inscrito e participante de qualquer uma das fases do Concurso. A banca de jurados é formada por diretores artísticos, críticos, diretores, editores de revistas especializadas e cantores com relevância nacional e internacional.

O concurso, de abrangência latino-americana, já premiou Edgardo Rocha (tenor uruguaio com importante carreira nos principais teatros de ópera do mundo) e revelou importantes nomes no Brasil como Marcello Vannucci, Edna D’Oliveira, Eiko Senda, Taís Bandeira, Rodolfo Giugliani e outros que já fazem parte das temporadas de ópera de Manaus, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Theatro São Pedro e Theatro Municipal de São Paulo.

Expectativa

Ao Diário Popular, Maria Clara contou que para participar do concurso enviou um vídeo cantando uma ária – qualquer composição musical escrita para um cantor solista, tendo quase o mesmo significado de canção. Para a semifinal, ela irá apresentar duas obras que já fazem parte de seu repertório.

A estudante tem intensificado sua preparação para o concurso, trabalhando a pronúncia das palavras, tradução e interpretação de cada frase, além da técnica vocal e preparação física para dar sustentação à performance.

Concursos, porém, não são novidade para a estudante, que já recebeu o destaque Revelação Juvenil no Concurso Internacional Zola Amaro. Clara também tem vivido o mundo dos festivais participando do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc), onde vem interpretando papéis de destaque nos últimos dois anos.