Brasil-Pel avalia entrar em recuperação judicial, diz presidente; entenda

Volmer Perez/GE Brasil

O presidente do Brasil, Evânio Tavares, afirmou em entrevista para o podcast Esporte Rádio Universidade que o clube avalia entrar em recuperação judicial o mais rápido possível. A medida está sendo debatida com conselheiros do Xavante e, segundo o mandatário, o clube sofre com penhoras cíveis – o que não estava nos planos da direção. 

Tu viu?

Grêmio recusa primeira investida do Bahia por Thaciano

Globo encerra Central do Apito e demite comentaristas de arbitragem

Evânio Tavares ainda argumentou que, para formar um plantel competitivo e manter alguns atletas na equipe, é necessário passar por este processo, já que as penhoras da agremiação prejudicam diretamente as contas do clube. 

Segundo o diretor, a situação é planejada pela diretoria executiva, e o clube já possui uma estratégia para pagar os valores de renegociação das dívidas. 

Conselheiro do Brasil se manifesta contra recuperação judicial

Em áudio, um conselheiro de futebol do Brasil se manifestou contra o processo de recuperação judicial do clube. Segundo ele, o processo feito é um caminho sem volta que deve ser cumprido à risca. Por conta disso, caso o clube não consiga cumprir com o acordo, a instituição deve falir. Além disso, no áudio, o conselheiro afirmou que em caso de falência, o clube deve perder suas marcas e seu estádio.

O que é recuperação judicial 

A recuperação judicial é uma negociação entre devedor e credores com a intermediação de juízes. A medida é feita por empresas que estão próximas de falir ou quebrar, mas possuem de certa forma, uma relevância social e econômica.

A vantagem da medida é que após a aprovação da Justiça, é feita a suspensão de todas as cobranças e penhoras por um período determinado. Entretanto, os valores que a instituição precisa pagar, serão cobrados posteriormente por seus credores. 

Clubes como Cruzeiro, Coritiba e Chapecoense recentemente utilizaram do meio para evitarem situações piores em suas agremiações. O processo está assegurado pela Lei Federal 11.101, de 2005.