Saiba tudo sobre o ABC, adversário do Grêmio na terceira fase da Copa do Brasil

Foto: Rennê Carvalho/ABC F.C.

O Grêmio conheceu nesta quarta-feira (29) o seu próximo adversário na Copa do Brasil: o ABC. A equipe do Rio Grande do Norte virou sensação após eliminar o Vasco na competição e vive boa fase ao retornar à Série B do Campeonato Brasileiro com um trabalho consistente do técnico Fernando Marchiori. Vem com a gente saber um pouco mais sobre como chega o ABC para o confronto.

Tu Viu?

Pepê, ex-Grêmio, desperta interesse das seleções da Itália e do Paraguai; jogador pode conseguir as duas cidadanias

Neymar perde R$ 5 milhões em aposta e sofre ataque hacker no mesmo dia

Últimas temporadas

A torcida alvinegra tem muitos motivos para comemorar o momento do time. Na última edição da Série C, o ABC foi finalista da competição junto com o Mirassol, para quem foi derrotado pelo placar de 2 a 0 no agregado de duas partidas. Ainda assim, a equipe conquistou o acesso para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, a qual não participava desde 2017.

Depois daquela época, o Alvinegro Potiguar passou por uma série de rebaixamentos e chegou a ficar duas temporadas seguidas na Série D. Ainda assim, se recuperou e conseguiu dois acessos seguidos, o pulando da quarta divisão para a segunda em questão de dois anos.

Na temporada de 2022, o ABC foi um dos destaques da Série C. A equipe conseguiu a classificação para a segunda fase na 6ª colocação, mas encontrou sua melhor forma justamente nessa etapa da competição. Na segunda fase, conseguiu novamente a classificação, desta vez sendo líder invicto do Grupo C e terminou a competição com a terceira melhor defesa.

Destaques da equipe 

Não dá para falar do novo momento que passa o ABC sem citar o técnico Fernando Marchiori. Com exatamente um ano de trabalho na equipe potiguar, o treinador pegou uma equipe que recém havia saído da Série D e chegou à final da terceira divisão em sua primeira temporada. No ABC, Fernando tem o melhor trabalho de sua carreira, com um aproveitamento de 63,3% em 46 jogos.

No gramado, o destaque da equipe está no setor ofensivo. Atacante de 32 anos, Felipe Garcia se juntou à equipe na atual temporada após uma passagem muito fraca no Operário. Ainda assim, mal chegou e logo assumiu a o papel de goleador da equipe, com 4 gols na Copa do Nordeste e 6 no Campeonato Potiguar, disputando a artilharia em ambas as competições.

Fase recente

Apesar de ainda estar no momento de pré-temporada, o ABC tem muito a comemorar pelo progresso nesse início de ano. A equipe está na segunda fase do estadual, sendo forte favorita para chegar em mais uma final, e também disputa às semifinais da Copa do Nordeste, tendo o Sport como adversário (o confronto entre os dois teve de ser adiado após a partida ter sido suspensa pela forte chuva) após eliminar o Náutico por 3 a 1.

Mas a maior façanha do time em 2023 está na Copa do Brasil. Após golear o Tuntum por 5 a 0 na estreia na competição, o Alvinegro teve a dura missão de enfrentar o Vasco na fase seguinte. A equipe carioca vinha embalada com uma sequência de 5 vitórias nos últimos 6 jogos, mas não conseguiu a vitória no São Januário diante do ABC. No tempo regulamentar, o placar ficou empatado sem gols e, nas penalidades, a equipe potiguar conseguiu avançar.

Retrospecto

Grêmio e ABC se enfrentaram apenas três vezes por competições oficiais na história, uma vez no Campeonato Brasileiro de 72 e duas vezes na Copa do Brasil de 99. Ao todo, foram dois empates e uma vitória tricolor.