Relembre a carreira e números de Lucas Leiva, ex-jogador do Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O volante Lucas Leiva anunciou sua aposentadoria do futebol nesta sexta-feira (17), após passar por um problema cardíaco. O Jogador de 36 anos, atuou por três equipes em sua carreira, teve passagem pela Seleção Brasileira e conquistou vários títulos, além de prêmios individuais. Confira a carreira do ex-jogador. 

Tu viu?

Lucas Leiva anuncia aposentadoria aos 36 anos

Renato brinca sobre aposentadoria de Diego Souza e revela motivo de saída rápida de campo: “Correu para o banheiro”

Lucas começou sua carreira nos profissionais em 2005, em uma partida entre Grêmio e Náutico na Série B. Naquele ano, o jogador foi apontado como uma grande promessa do Tricolor. Pelo clube gremista, Lucas fez parte da partida história chamada de “A Batalha dos Aflitos”, no qual o Grêmio venceu o jogo por 1 a 0, com quatro jogadores expulsos, novamente diante do Náutico. A conquista deu ao Tricolor o retorno à Série A. 

Em 2006, foi titular em boa parte da temporada, sob comando de Mano Menezes. Foi campeão Gaúcho naquele ano, e recebeu os prêmios Bola de Ouro, da revista Placar e melhor volante do Campeonato Brasileiro. Em 2007 recebeu o prêmio de melhor jogador da categoria sub-20 atuando em competições sul-americanas. O volante foi peça fundamental no vice-campeonato do Grêmio na Libertadores. 

Já em 2008, Lucas foi atuar no Liverpool da Inglaterra. Pelos Reds, foram 346 partidas disputadas, com seis gols marcados e 21 assistências em 10 anos de clube. Ele também conquistou uma Liga Inglesa jogando pelo clube e o prêmio individual de melhor jogador da temporada no Liverpool.

Na temporada de 17/18, o volante chegou à Lazio, da Itália. Em cinco temporadas, ele entrou em campo em 198 partidas, marcou quatro gols e deu 12 assistências. Conquistou uma Copa da Itália e uma Supercopa Italiana e dois prêmios individuais de melhor jogador do ano pela Lazio. 

Na metade de 2021, Lucas acertou seu retorno ao Grêmio, clube que o promoveu aos profissionais. Em junho, o meia voltou ao Tricolor na missão de ajudar o time a subir para a Série A. Em seu retorno, foram 18 partidas jogadas e três gols anotados. Um deles, sendo no jogo que definiu o acesso matemático do clube para a elite do futebol. 

Ao todo, pelo clube gaúcho, Lucas atuou em 97 partidas e anotou 14 gols. Foi campeão do Gauchão de 2006. Pela Seleção Brasileira, disputou as Olimpíadas de 2008 e a Copa América de 2011. 

O volante encerrou sua atividade como jogador de futebol, sendo ídolo nos três clubes em que atuou.