Lucas Leiva anuncia aposentadoria aos 36 anos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O volante Lucas Leiva anunciou na tarde desta sexta-feira (17) que está deixando os gramados. A decisão foi comunicada em coletiva de imprensa com a presença do médico do Grêmio, Márcio Dornelles, que aconselhou o atleta a parar suas atividades físicas de alto nível devido aos problemas cardíacos. 

O doutor Márcio Dornelles explicou a situação de Lucas, após ele apresentar uma alteração cardiológica no início da pré-temporada. Após os três meses de acompanhamento do atleta, o médico recomendou que o volante não seguisse atuando no futebol. 

Após avaliarmos a fibrose no Lucas e os riscos, orientamos junto com especialistas que o Lucas não continue atividades físicas de alta performance, porque isso poderia provocar vários riscos à sua saúde. Com isso, nos colocamos à disposição de seguir acompanhando o Lucas e suas atividades, porém de alta performance seria um grande risco”, afirmou. 

Durante a coletiva, Lucas de forma emocionada agradeceu ao carinho do clube e afirmou que tem muita gratidão por sua carreira “Primeiro eu queria agradecer ao Grêmio, por todo o apoio que eu recebi nestes três meses e desde que eu cheguei. Hoje eu tô anunciando minha aposentadoria, tem sido um período difícil, mas eu só tenho gratidão por todo esse tempo de carreira e eu tô encerrando aonde eu gostaria, mas não da forma que gostaria”, disse

O presidente do clube, Alberto Guerra também declarou apoio ao atleta. “Queria te parabenizar por sua transparência e te parabenizar pela carreira que tu teve. Se hoje o Grêmio está encantando o Brasil com seu futebol, me frustra não te ver ali. Quero te desejar muito sucesso e fico feliz em saber que tu vai seguir com a vida normal. Poucos atletas representaram o Grêmio tão bem quanto tu”, afirmou Alberto Guerra.

No início da pré-temporada, em dezembro, o jogador apresentou um quadro de alteração do ritmo cardíaco e foi afastado das atividades físicas do elenco para monitorar sua situação no período de três meses. Após este período, o Grêmio divulgou a coletiva, no qual Lucas anunciou sua aposentadoria.