Porto Alegre volta a ter voo direto para Santiago, no Chile

Porto Alegre a Santiago

Voltou a decolar, neste domingo (26), o voo que liga Porto Alegre a Santiago, no Chile. A abertura simbólica do trecho operado pela Latam ocorreu no portão de embarque do check-in internacional do Aeroporto Salgado Filho e contou com a presença de autoridades dos dois países.

Conforme o Governo do Estado do RS, a rota deixou de operar durante a pandemia e será retomada com frequência de três viagens semanais, com voos de cerca de três horas de duração. As viagens inaugurais de ida e de volta tiveram uma lotação de mais de 80% da capacidade das aeronaves.

Tu viu?

RS tem 14 concursos públicos com inscrições abertas e mais de 1,8 mil vagas oferecidas

Ataque a tiros deixa dois feridos em frente a bar no Moinhos de Vento, em Porto Alegre

O secretário de Turismo, Vilson Covatti, salientou que a conquista reflete o crescimento do interesse turístico pelo Rio Grande do Sul e a importância que o voo representa para a melhoria da qualidade de vida das pessoas que viajam entre esses dois destinos.

Além do trecho entre Porto Alegre e a capital chilena, a Latam inaugurou também o trecho entre Brasília e Santiago, no mesmo dia. 

“Devemos transportar mais de 130 mil pessoas no primeiro ano de operação das novas rotas em Brasília e Porto Alegre. Além de oferecer opções de viagens internacionais mais rápidas para clientes destas cidades, estamos abrindo novas portas para receber mais estrangeiros em nossa capital federal e na região Sul”, disse Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

O voo Porto Alegre-Santiago será oferecido três vezes por semana, às quartas, sextas-feiras e domingo, em aeronaves Airbus A320. A capacidade do veículo é de 168 passageiros em categoria econômica e 8 assentos na categoria premium. O voo decola da capital gaúcha sempre às 19h05 e retorna de Santiago às 14h28, no horário local. A duração média da viagem é de 3h20 minutos.

Empresa tem aumento de 42% em operação no RS

Com grande parte de sua operação no Aeroporto Internacional de Guarulhos, decolando cerca de 310 voos por dia, a Latam já opera em Porto Alegre e Caxias do Sul e planeja ampliar a sua atuação para Passo Fundo, ligando o município gaúcho diretamente a São Paulo Somente no Rio Grande do Sul, o aumento da companhia foi de 42% no período de janeiro a setembro de 2022 em relação a 2021. Grande parte dessa alta se deve à rota inaugurada no último ano, que liga Caxias do Sul a Guarulhos em voos diretos diários.

Para o Governo do RS, a retomada gradual dos negócios das companhias aéreas, que tiveram queda durante a pandemia de covid-19, terá reflexo direto na visitação ao Estado. A operadora Latam recuperou cerca de 80% do fluxo de passageiros no quarto trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2019.

Companhia de baixo custo oferece voos entre Porto Alegre e Chile a partir de junho

A SKY Airline vai iniciar operações regulares entre Santiago do Chile e Porto Alegre em 2023. A Companhia aérea de baixo custo terá voos diretos entre as duas cidades a partir do dia 12 de junho. Conforme o site especializado Aeroin, a low cost chilena vai voar três vezes por semana, às segundas, quintas e domingos, usando aeronaves Airbus A320neo. Os voos entre Porto Alegre e Chile já estão abertos para a venda.