Com Flamengo e Palmeiras confirmados, Mundial de Clubes de 2025 deve contar com 32 equipes

Foto: Divulgação/Fifa

Tem clube brasilerio garantido no Mundial de Clubes de 2025. O novo formato da competição contará com 32 clubes e terá 6 representantes do continente sul-americano, entre eles os campeões da Libertadores nos anos de 2021 a 2024, garantindo a participação de Flamengo e Palmeiras no torneio.

Tu Viu?

Término com Shakira e decepção com Daniel Alves: Piqué abre o jogo sobre polêmicas em entrevista

Gustavo Scarpa e Willian Bigode: reportagem divulga áudios e mensagens sobre o suposto caso de fraude entre os ex-jogadores do Palmeiras

Além da alteração no formato da Copa do Mundo, a Fifa também discutiu, nesta terça-feira (14), as mudanças na organização do Mundial de Clubes (muito mais bruscas que na competição de seleções). Segundo Martin Fernández, do GE, o novo torneio deve ser realizado com um intervalo de quatro anos, contando com um número grande de representantes das confederações continentais. Confira o número de vagas:

  • AFC (Ásia): 4
  • CAF (África): 4
  • Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
  • Conmebol: 6 (América do Sul)
  • OFC (Oceania): 1
  • Uefa (Europa): 12
  • País-sede do torneio: 1

Com direito a seis vagas, a Conmebol distribuirá elas entre os campeões da Libertadores no período entre 2021 e 2024, o que automaticamente garante a participação do Palmeiras (campeão em 2021) e do Flamengo (campeão em 2022). Os critérios das duas vagas restantes ainda não estão definidos, assim como no caso de repetição de vencedor. A tendência é que a organização opte por utilizar o ranking de clubes da Conmebol, analisando apenas o período de cada ciclo do Mundial (os quatro anos anteriores). Desta forma, o contexto histórico dos times não será considerado.

O caso da Uefa (Europa) é semelhante. Chelsea e Real Madrid já estão garantidos no torneio, enquanto os outros campeões até o Mundial serão incluídos. O restante das vagas também será distribuído via ranking, com máximo de dois representantes por país no Velho Continente.

Ainda sem sede definida, a Fifa espera organizar o torneio entre os meses de junho e julho de 2025.