Fifa altera formato da Copa do Mundo; Mundial de 2026 deve contar com 48 seleções

Foto: Divulgação/Fifa

A Fifa definiu nesta terça-feira (13) as mudanças no formato da Copa do Mundo. O mundial de 2026 contará com a participação de 48 seleções, divididas em 12 grupos. Ao todo, 32 equipes irão avançar para a fase de mata-mata. O anúncio oficial deve vir nos próximos dias.

Tu Viu?

Duas linhas de ônibus que atendem a Zona Sul têm novos itinerários em Porto Alegre

Bolsa Família: mais de 66 mil beneficiários têm cadastro cancelado no RS

A informação é de Martin Fernández, do GE. Segundo o jornalista, a decisão foi tomada pelo Conselho da Fifa, o qual os integrantes estão em Kigali (Ruanda) para se reunir na quarta-feira (14), mesma sede do evento do Congresso da Fifa que também ocorre nesta semana.

O novo formato contará com 4 seleções por grupo. Os dois primeiros colocados serão classificados e o restante das vagas será distribuído entre os terceiros colocados com as melhores campanhas. A fase de mata-mata contará com 32 equipes, iniciando uma etapa antes das tradicionais oitavas de final.

O novo formato implica em um crescimento significativo na quantidade de jogos por Copa. Da maneira tradicional, a competição contava com 64 partidas no total e passará a ter 104 confrontos ao todo.

Além do modelo, a Fifa deve anunciar alterações no período de preparação das seleções, assim como no tempo de descanso após a Copa. A expectativa é de que, juntando o período que antecede o torneio, a disputa e o tempo sem jogos após, contabilize um total de 56 dias (semelhante ao dos mundiais de 2010, 2014 e 2018).