CBF altera protocolo para uso de sinalizadores nos estádios com punições mais severas

Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

A CBF deve anunciar novas mudanças para suas competições nos próximos dias. A principal delas diz respeito ao comportamento da torcida quanto ao uso de sinalizadores, que agora podem causar suspensão de jogos e até perda de pontos para as equipes envolvidas.

Tu Viu?

Neymar perde R$ 5 milhões em aposta e sofre ataque hacker no mesmo dia

Justiça determina que órgãos de proteção à infância apurem situação de criança carregada pelo pai durante tumulto no Beira-Rio

Nesta quarta-feira (29), a jornalista Gabriela Moreira publicou em seu blog no GE as ações presentes no novo protocolo da CBF para o uso de sinalizadores nas arquibancadas. Com as mudanças, medidas cada vez mais sérias serão tomadas em caso de insistência dos torcedores em utilizarem os artefatos.

A partir deste ano, quando a equipe de arbitragem detectar o uso dos artefatos durante a partida, um aviso sonoro será reproduzido junto com mensagens nos telões sobre as punições que o clube pode vir a tomar. Caso a situação continue em um segundo momento, a partida será paralisada e a equipe de segurança do estádio irá ser responsável por localizar e deter  os envolvidos.

Mas a alteração mais brusca no protocolo ocorre justamente se os sinalizadores continuarem sendo utilizados após a paralisação do jogo. Nesse caso, a partida será suspensa em definitivo e o clube pode vir a perder os pontos disputados na ocasião. Se um mesmo clube for condenado duas vezes ou mais, dentro de um período de um ano, por jogos suspensos pelo uso de sinalizadores ele pode vir até ser suspenso da edição do campeonato.

Vale lembrar que nas edições anteriores do Brasileirão e da Copa do Brasil, o protocolo da CBF não previa necessariamente punições esportivas pelo uso de sinalizadores. Os clubes eram apenas multados pelo valor previsto no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), cujo limite é de R$100 mil.