Globo encerra Central do Apito e demite comentaristas de arbitragem

Foto: Reprodução/SporTV

Após 34 anos, a Rede Globo anunciou que não contará mais com a participação de ex-árbitros nas transmissões de partidas de futebol. A decisão foi acompanhada pelo encerramento do quadro Central do Apito, em que os comentaristas debatiam sobre lances de arbitragem do futebol brasileiro.

Tu Viu?

Viciado em falhar: goleiro erra saída de bola, é eliminado e acumula marca de jogador com mais erros graves de defesa no Mundo

Malgi e Guarani-FW são os campeões da Supertaça Farroupilha de Futsal 2023

Segundo Gabriel Vaquer, do Notícias da TV (Uol), a decisão da emissora foi motivada por dois fatores principais: a rejeição do público e o VAR. Pesquisas recentes realizadas pela empresa apontaram que a maior parte do público entendia que as opiniões dos especialistas eram protecionistas em relação aos colegas árbitros (o quadro Central do Apito chegou a ser batizado como Central do Amigo nas redes sociais).

Pelo lado do VAR, a emissora entende que a ferramenta (apesar de ainda muito criticada) passou a deixar os lances mais claros e fáceis de serem interpretados pelo público e pela equipe formada por narradores, jornalistas e ex-jogadores na transmissão.

Com a decisão, Sandro Meira Ricci (árbitro em três Copas do Mundo) e Fernanda Colombo (ex-árbitra assistente) foram demitidos. Paulo César de Oliveira deve continuar na emissora, apenas para participar de forma pontual em alguns programas.

Desta forma, a Globo transmitirá partidas sem comentarista de arbitragem após mais de três décadas. A presença de um ex-árbitro nas transmissões ocorria desde 1989, com Arnaldo Cezar Coelho.