Após temporal, cidades do Litoral contabilizam estragos e corpo é encontrado

Após temporal, cidades do Litoral contabilizam estragos e corpo é encontrado
(Créditos: Prefeitura de Itati/ Divulgação)

Municípios do Litoral Norte contabilizam os estragos causados pelo temporal que atingiu o Estado na segunda-feira (6).  De acordo com a Defesa Civil, Três Forquilhas, Itati e Morrinhos do Sul foram afetadas pela cheia do Rio Três Forquilhas. Com isso, pessoas tiveram que ser retiradas de casa, aulas foram suspensas, estradas e lavouras danificadas, e há relatos de falta de luz.

Em Terra de Areia, uma mulher foi encontrada morta pelos bombeiros, na manhã desta terça-feira (07). Identificada, segundo GZH, como Maria de Fátima Hertzog Pereira, de 55 anos, ela estava desaparecida desde a noite de segunda (6), quando voltava pra casa de carro. Ela foi impedida pela cheia do Rio Depósito. O veículo, onde estava o corpo, foi localizado por volta das 6h, quando a água baixou.

Tu viu?

Ex-esposa de Daniel Alves visita o jogador na prisão: “Acreditamos em sua inocência”
Avião de Neymar Jr. pousa em Porto Alegre; saiba mais sobre a aeronave

Segundo a Climatempo, choveu, em poucas horas, na região, cerca de 127 milímetros, o equivalente ao esperado para o mês inteiro. Isso ocorreu devido a um ciclone, próximo à costa gaúcha, o que favoreceu o desenvolvimento de nuvens carregadas.

Maiores acumulados de chuva (mm) – 06/03


Itati: 130,3 mm
Três Forquilhas: 127,39 mm
Maquiné: 126,8 mm
Riozinho: 92,2 mm
Torres: 76,4 mm
Rolante: 69,0 mm
Montenegro: 68,6 mm
São José dos Ausentes: 65,0 mm
Terra de Areia: 64,03 mm
Campo Bom: 62,8 mm
Novo Hamburgo: 58,0 mm

Três Forquilhas

Em Três Forquilhas, onde choveu 130 milímetros, há pelo menos 25 famílias desabrigadas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Elas foram para abrigos improvisados pela administração pública. Além disso, oito moradores da cidade chegaram a ficar ilhados em suas casas, e foram resgatados. Os danos nas lavouras ainda são contabilizados, entretanto, a Secretaria de Agricultura já fala em perda total no cultivo de repolho, milho e banana.

Itati

Em Itati, há pelo menos 20 famílias desabrigadas. Além disso, uma residência foi atingida pelo deslizamento de uma encosta, mas ninguém ficou ferido. A prefeitura decretou situação de emergência devido às inundações na cidade.

A ponte que divide os municípios de Três Forquilhas e Itati também foi atingida pela água. A prefeitura, no entanto, ainda não confirma se estrutura ainda permanece no local, que está inacessível.