Aniversário de Porto Alegre: Comunidade Nin-Jitsu faz show no Baile da Cidade na Redenção

Aniversário de Porto Alegre: Comunidade Nin-Jitsu faz show no Baile da Cidade na Redenção
(Créditos: Fabricio Gonçalves/ PMPA)

O aniversário de Porto Alegre é no domingo (26), e os 251 da Capital não passarão em branco. Para comemorar a data, a prefeitura de Porto Alegre organizou uma série de atividades comemorativas ao longo do fim de semana. O ponto alto da programação é o Baile da Cidade, a partir das 18h de domingo, no Parque da Redenção, junto ao espelho d´água, com shows gratuitos. A principal atração da noite, a banda gaúcha Comunidade Nin-Jitsu, começa às 22h.

Tu viu?

Marrocos x Brasil: onde assistir, escalações e tudo sobre o amistoso da seleção
Lula adia embarque à China após quadro de pneumonia leve

Ao longo da manhã, o Parque Farroupilha terá oferta de serviços, feira de adoção de animais, vacinação contra a Covid-19 em idosos, além de oficinas e ações de conscientização de trânsito e consumo sustentável. (Veja a programação abaixo)

Atrações

A abertura terá show de hip hop e rap do projeto Icea Malvina, do Morro Santa Tereza. O foco é a criação da poesia, o improviso e a musicalidade. Na sequência, às 18h30, o grupo de danças tradicionais do CTG Gildo de Freitas apresenta uma coreografia especial dedicada a Porto Alegre.

A noite começa com show do  DJ Capú às 19h. A seguir, às 20h, se apresenta a escola de samba Estado Maior da Restinga, a vencedora do Carnaval 2023. Às 21h, será a vez do espetáculo circense Asas de um Sonho

A Comunidade Nin-Jitsu sobe ao palco às 22h, e toca o baile até a chegada do DJ Cabeção, que assume a festa a partir das 23h15.

Programação Baile da Cidade

  • 18h – Icea Malvina (hip hop e rap);
  • 18h30min – CTG Gildo de Freitas;
  • 19h – DJ Capú;
  • 20h – Estado Maior da Restinga (vencedora do Carnaval de POA 2023);
  • 21h – Espetáculo Asas de Um Sonho;
  • 22h – Comunidade Nin-Jitsu;
  • 23h15min – DJ Cabeção.

Serviços oferecidos no domingo de manhã

– Dmae vai oferecer a troca de sacolas e garrafas plásticas por sacolas recicláveis.

– EPTC estará no parque com atividades de educação para o trânsito. Entre as atividades, o público vai poder utilizar óculos simuladores de substâncias tóxicas.

– O Castramóvel poderá ser visitado pelo público e também haverá uma pequena feira de adoção organizada pelo Gabinete da Causa Animal.

– O DMLU vai expor maquetes dos tipos de lixos, com os impactos ao meio ambiente, além de garrafas gigantes coletoras de plásticos para destinação de resíduos.

– A CEEE Equatorial fará o cadastro de tarifa social, troca de lâmpadas, negociações, cadastro para cursos profissionalizantes, sorteio de geladeiras e brindes.

– O aniversário da Capital terá também aplicação de vacinas bivalente contra a Covid-19 em idosos

Oficinas de plantas medicinais e de práticas integrativas e complementares em saúde (oferta de Reiki, aurículoterapia, yoga e aferição de sinais vitais).

Outros eventos da programação dos 251 anos da Capital

Exposição de orquídeas

A exposição de orquídeas no Mercado Público traz 200 espécies diferentes da flor. Além disso há cursos, palestras gratuitas e competição de orquídeas entre os produtores.

Viva o Centro a Pé – No sábado (25), a partir das 10h, uma caminhada foca no conhecimento da história, contexto e significado de obras de arte em praças e fachadas de edifícios do Centro Histórico. O encontro será na Praça da Matriz, no monumento Júlio de Castilhos. Depois, seguirá pela Rua da ladeira, Rua da Praia e até a Praça da Alfândega.

Corrida de Aniversário de Porto Alegre

Acontece no domingo, 26, a partir das 8h, com largada e chegada no Largo Glênio Peres, Centro Histórico. As inscrições podem ser realizadas no site ou em uma unidade do Sesc no Estado. As inscrições se encerram quando atingir 1.000 atletas inscritos. Até o momento, a corrida já conta com 850 inscritos.

Projeto À Luz da Memória: Patrimônio em Evidência – O projeto irá promover no domingo (26), e na segunda-feira (27), um espetáculo projetado na fachada do Memorial do Rio Grande do Sul, na rua Sete de Setembro, 1020, Centro Histórico. O objetivo da ação é valorizar a herança cultural da cidade.

Prêmio Inovação Porto Alegre

Na segunda-feira (27), às 17h, no Espaço Multiverso, do Cais Embarcadero, vão ser conhecidos os cinco vencedores do Prêmio Inovação Porto Alegre. O prêmio teve mais de 300 inscritos, e desse número, foram selecionados 20 destaques do ano de 2022.