Viagem presidencial à China será remarcada após recuperação de Lula

Viagem presidencial à China será remarcada após recuperação de Lula
(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Por recomendação médica, a viagem que o presidente Lula faria para a China, no domingo (26), será remarcada para outra data, ainda indefinida. Na última quinta-feira (23), Lula recebeu o diagnóstico de um quadro leve de pneumonia, e fez exames no Hospital Sírio-Libanês. No sábado (25), o presidente constatou também a infecção viral por influenza A.

Conforme a nota médica do Palácio do Planalto, apesar da melhora clínica, a orientação foi pelo adiamento da viagem, até que o ciclo de transmissão viral da doença termine.

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sirio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.

Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.

Dra. Ana Helena Germoglio

A viagem presidencial que ocorreria, inicialmente, no sábado (25), chegou a ser adiada para domingo (26), mas não se concretizou. Para a Globo News, a médica da presidência, Ana Helena Germoglio, explicou que a recomendação de adiar a viagem levou em conta o fato de Lula estar com uma doença viral, que pode ser transmitida. Além disso, a infectologista alertou que uma viagem longa de avião poderia levar a um agravamento do quadro.

Com o adiamento da visita de Lula, outras autoridades também cancelaram a visita à China. Entretanto, conforme publicado no portal G1, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está em Pequim e deve cumprir toda a agenda prevista, segundo a assessoria. A programação do grupo de empresários que faria parte da comitiva também será mantida, segundo a Presidência.

Ainda no domingo, o presidente chinês, Xi Jinping, desejou melhoras a Lula, e reiterou que espera que o encontro ocorra o quanto antes. A manifestação ocorreu rede social de Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

Viagem de Lula à China

Lula irá à Ásia a convite do presidente chinês, Xi Jinping. Dentre os assuntos em pauta está a consolidação de acordos comerciais bilaterais envolvendo temas como agronegócio e tecnologia. Também estará na pauta possíveis cooperações no campo das mudanças climáticas, e até na promoção da paz internacional, debatendo soluções para a guerra na Ucrânia.

Em uma iniciativa inédita, os governos também devem assinar um compromisso de combater a fome e a extrema pobreza. A partir desta aliança, as duas nações iniciarão trabalhos para implementar medidas.