Equipe da Furg garante classificação para mundial de robótica

Foto: Divulgação/FBot

A equipe de robótica da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), batizada de FBot, conquistou classificação para o RoboCup, uma competição de robótica anual internacional, que acontece de 6 a 11 de julho, na França. Através da criação de um robô, batizado de Doris, este será o segundo ano consecutivo que os alunos chegam ao mundial. Para poderem participar do evento, os estudantes estão realizando uma vaquinha e buscam ajuda financeira.

Já conhecidos no RoboCup, a equipe rio-grandina fez a sua estreia em 2022 e ficou com o bronze na categoria Home, que reúne robôs domésticos. Desta vez, a classificação do projeto, que conta com um artigo detalhado e o robô em si, aconteceu na segunda chamada. 

Os estudantes recentemente conquistaram, com o mesmo projeto, um título em competição latino-americana, em São Paulo. Embora com menos recursos e menos integrantes, a equipe irá até a França em busca do lugar mais alto no pódio.

Conheça a Doris

Com 1,60m de altura e 58 quilos, Doris – acrônimo de Domestic Robotic Intelligent System ou Sistema Inteligente Robótico Doméstico – encaixa-se na categoria Home, quando o robô executa tarefas domésticas.

Doris possui um braço mecânico e um sistema de navegação com sensores e câmeras, um banco de dados com perguntas, além de um rosto humanoide animatrônico e é capaz de movimentos como piscar o olho e mexer mandíbula e sobrancelhas. 

Em busca de recursos

Para participar do mundial, os estudantes terão agora outro desafio, arrecadar recursos para a viagem. A ideia é que mais de quatro integrantes, número que foi ao evento na Tailândia no ano passado, possam ir ao mundial, sendo assim, o gasto estimado é de R$ 130 mil.

Para isso arrecadar o dinheiro, o FBot criou uma vaquinha online, onde qualquer pessoa pode fazer sua doação. O grupo também vende produtos personalizados da equipe, como canecas e bótons. As informações podem ser conferidas pelo Instagram, nos perfis @furgbot e @furgbotstore.