Em jogo de três pênaltis marcado por polêmicas, Ypiranga vira e vence o Juventude por 3 a 2

Foto: Enoc Jr/Ypiranga

No fim da tarde deste domingo (05), o Ypiranga venceu o Juventude por 3 a 2 pela quinta rodada do Gauchão Ipiranga 2023. O jogo, que contou com três pênaltis e uma série de polêmicas, foi marcado por confusão e quase vinte minutos de acréscimos na segunda etapa.

Tu Viu?

No clássico da polenta, Caxias vence o Esportivo em casa por 3 a 1

Conheça a corte do Carnaval de Santa Maria 2023

Não é todo dia que se vê um jogo com dois pênaltis marcados em 10 minutos de jogo. Mas o Gauchão tem dessas. Com apenas 5 minutos de bola rolando, o árbitro Anderson Farias marcou um pênalti polêmico para o Juventude, já que os jogadores do Ypiranga alegaram uma falta na origem do ataque adversário. Reclamar não adiantou e Rodrigo Rodrigues estufou a rede. 

Alguns minutos depois, em jogada de muito perigo do mandante, Bruno Baio recebeu a bola, driblou o goleiro e bateu para fora. O lance parecia normal, mas o juiz viu um toque de Daniel Guedes na hora do chute e marcou penalidade, desta vez para a equipe de Erechim. Bruno Baio cobrou e deixou tudo igual no placar. 

O jogo seguiu equilibrado e, no instante que o Ypiranga parecia melhorar, Rodrigo Rodrigues aproveitou uma trapalhada da defesa e, em bola sobrada, carregou para a área, limpou e bateu no cantinho em belo lance. Assim, o Alviverde foi para o intervalo liderando o marcador.

O segundo tempo iniciou com as duas equipes tendo boas oportunidades. Aos 14 minutos, veio a trinca de penalidades: Anderson Farias marcou mais um pênalti polêmico quando MV caiu na área do Juventude. Bruno Baio, mais uma vez, levou a melhor diante de Pegorari.

Não demorou muito até a equipe de Erechim conseguir a virada. O habilidoso Matheuzinho entrou em velocidade na área, chapelou a defesa, dividiu com o goleiro e deixou a bola sobrando para Jhonatan Ribeiro marcar o terceiro. 

Após a série de polêmicas decisões da arbitragem, desde os pênaltis até os 11 minutos de acréscimo, o tempo fechou entre as equipes. O jogo ficou tenso dentro das quatro linhas e o clima se estendeu para o banco dos times, que discutiram arduamente. A confusão contou até com a presença do presidente do Ypiranga, Adilson Luís Stankiewicz, que desceu da arquibancada para o campo. 

Ficha técnica

Ypiranga: Caíque, Gedeílson, Júnior Sergipano, Islan (Windson), Patric Calmon, Clayton (Ralph), Lorran, João Pedro (Robson), Matheuzinho, MV (Jhonatan Ribeiro), Bruno Baio.

Juventude: Pegorari, Daniel Guedes (Walce), Danilo Boza, Felipe Carvalho, Guilherme Guedes (Alan Ruschel), Jadson (Rafinha), Wesley, Luis Mandaca, Fernando Boldrin (Vitinho), David (Daniel Cruz), Rodrigo Rodrigues.