Cervo exótico é resgatado de residência em Guaíba

Cervo exótico é resgatado de residência em Guaíba
(Créditos: Gabriel Pires / Prefeitura de Guaíba)

Um cervo exótico foi resgatado, na manhã desta quarta-feira (22), de uma casa no bairro Chácara das Paineiras, em Guaíba, na Região Metropolitana. De acordo a prefeitura, o animal, da espécie chital “axis axis”, de origem asiática, invadiu a casa e caiu na piscina. A proprietária da residência acionou o Corpo de Bombeiros. Agentes da Secretaria do Bem-estar Animal do município fizeram a operação de resgate. O animal estava agitado, mas sem nenhum ferimento aparente.

O Ibama, em Porto Alegre, recebeu o cervo, no primeiro momento e, posteriormente, o encaminhou ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). A espécie não corre risco de extinção.

Tu viu?

Coro Sinfônico da Ospa seleciona novos cantores; veja como se inscrever
Santa Cruz do Sul será palco de jogos decisivos para a seleção brasileira de basquete

Segundo a corporação, existem outros exemplares da mesma espécie no município. Além do cervo exótico resgatado, uma fêmea, e dois filhotes, estão pela região, segundo relatos de moradores. Com isso,  a Secretaria do Bem-estar Animal de Guaíba, junto com o Corpo de Bombeiros, intensificou as buscas para encontrá-los, e destiná-los a uma região apropriada, onde não corram riscos.

Mesmo sendo um animal herbívoro, com alimentação baseada em pastagens, folhas de árvores e frutos, o cervo pode causar graves ferimentos com seus chifres e cascos afiados. Por isso, ao encontrar o animal, a orientação é manter distância e acionar as autoridades locais.