Santa Cruz do Sul será palco de jogos decisivos para a seleção brasileira de basquete

Foto: Divulgação/Prefeitura Santa Cruz do Sul

Conhecida como campeã brasileira de basquete em 1994, a cidade de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, está revivendo seus dias de glória. O município esta sendo, pela primeira vez, sede de jogos oficiais válidos pelas eliminatórias da Copa do Mundo da modalidade.

Na última quinta-feira (23), Brasil e Porto Rico fizeram uma dura partida no Ginásio Poliesportivo Arnão. A seleção acabou sendo derrotada no último segundo de jogo, o que fez com que sua vaga no Mundial ficasse em risco.

Já neste domingo (24) a equipe entra novamente em quadra, novamente no Arnão, às 21h10, e precisa vencer os Estados Unidos para garantir presença na Copa do Mundo da modalidade. A boa notícia é que a seleção norte-americana não está atuando com jogadores da NBA, mas é a atual líder do grupo. Não há mais ingressos disponíveis e o jogo terá transmissão da ESPN.

Ambas as partidas são válidas pelo Grupo F das Eliminatórias da Copa do Mundo de Basquete, que acontecerá no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, entre 25 de agosto e 10 de setembro. Faltando uma partida para o fim – a deste domingo – a seleção brasileira ocupa a terceira posição, atrás dos Estados Unidos e Porto Rico. México, Uruguai e Colômbia também estão na chave e os três primeiros garantem vagas no Mundial.

Cidade preparada

O clima dos jogos já tomam conta da cidade, que está decorada com bolas de basquete gigantes em diversos espaços públicos. Caso da Rótula 2001, as praças Getúlio Vargas e da Bandeira, o Ginásio Poliesportivo e Monumento ao Imigrante

Outra novidade foi a instalação de uma bola de basquete na mão do boneco Fritz, símbolo da Festa da Alegria, localizado no Trevo Fritz e Frida, substituindo o caneco de chope. 

Foto: Isadora Oliveira/Divulgação

Para reforçar a ligação da população com a modalidade esportiva, além dos jogos, haverá programação especial que começa hoje (22) e segue até domingo (26).

Programação

Quinta-feira (23)

  • 2ª etapa do Campeonato de basquete 3×3 na praça do Arroio Grande
  • Jogo Brasil x Porto Rico, às 19h, no Ginásio Poliesportivo Arnão

Sexta-feira (24)

  • Festival Cesta Premiada em praças da cidade, com competições de lance livre, valendo brindes, e com a presença de atletas profissionais de basquete
  • 3ª etapa do Campeonato de basquete 3×3 na  praça do Bairro Santo Inácio

Sábado (25)

  • Sessão de autógrafos do livro “Sete Mil Dias”, de Guilherme Mazui Roesler, na praça do Bairro Schulz (de manhã) na Praça do Bairro Santo Inácio (à tarde)
  • Etapa final do campeonato de basquete 3×3 na praça do Bairro Santo Inácio

Domingo (26)

  • Jogo Brasil x Estados Unidos no Ginásio Poliesportivo Arnão, às 21h10min