Coro Sinfônico da Ospa seleciona novos cantores; veja como se inscrever

Coro Sinfônico da Ospa seleciona novos cantores; veja como se inscrever
(Créditos: Ascom / Ospa)

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre está com inscrições abertas para selecionar novas vozes para o Coro Sinfônico da Ospa, um dos principais grupos corais do Estado. O Coro da Ospa é adulto e tem caráter amador, ou seja, não tem remuneração.  Para participar  é preciso ter 18 anos ou mais, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical e tempo disponível para ensaios e apresentações. As inscrições ficam abertas até 25 de fevereiro, às 18h.

Os ensaios começam no dia 7 de março e acontecem sempre das 19h30 às 22h, na Casa da Ospa, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1.501), em Porto Alegre. Vozes agudas ensaiam nas quartas e sextas-feiras, e vozes graves, nas terças e sextas-feiras.

Tu viu?

Inter se aproxima de acerto com centroavante Enner Valencia
Casos de queimaduras por água-viva crescem 900% no RS em relação ao último verão

Como se inscrever no Coro Sinfônico da Ospa

As inscrições vão até às 18h do dia 25 de fevereiro. Para se candidatar é preciso preencher o formulário online, e anexar um vídeo com uma performance vocal da obra Ave Verum, de Mozart. Na gravação, o candidato deve falar o seu nome, informar o naipe vocal, e cantar a sua linha melódica da obra indicada, com ou sem acompanhamento instrumental.

Os aprovados nessa etapa receberão um e-mail com o agendamento da prova presencial. Nesta fase, serão avaliados: afinação, ritmo, qualidade vocal, extensão vocal, percepção musical, solfejo simples e conhecimentos básicos de teoria musical.

Eventos em 2023

Em 2023, o coro vai participar  da temporada artística da Ospa interpretando grandes obras, como Gloria, de John Rutter, e Te Deum, de Anton Bruckner. O grupo também vai realizar concertos populares, e deve ter a participação em uma ópera anunciada ainda este ano.

Coro Sinfônico da Ospa

O Coro Sinfônico da Ospa é formado por aproximadamente 80 cantores voluntários que interpretam grandes obras do repertório coral-sinfônico. O grupo tem como regente titular, desde 1992, o maestro Manfredo Schmiedt. Os cantores participam da programação da Ospa, realizam concertos à capela em diferentes cidades do Estado, e com outras orquestras ou grupos instrumentais.

Serviço

  • Inscrições: até 25 de fevereiro de 2023, às 18h.
  • Link para preencher o formulário: bit.ly/coroOSPA2023
  • Link da partitura para produção do vídeo: bit.ly/partituraCORO
  • Pré-requisitos: Idade mínima de 18 anos, boa voz, afinação, ritmo, experiência em canto coral, conhecimento teórico-musical e tempo disponível para estudo, ensaios e concertos.