Caso Robinho: Justiça da Itália pede que Brasil execute pena de nove anos de prisão

Foto: Ivan Storti/Santos FC

A Justiça da Itália solicitou ao Brasil que seja executado o cumprimento da pena de nove anos do ex-jogador Robinho, que estuprou uma jovem no país europeu em 2013. O pedido, assinado por Carlo Nordio, Ministro da Justiça italiano em 24 de janeiro, foi enviado ao Brasil no último dia 31 e noticiado inicialmente pelo portal Uol.

Tu viu?

Brasil garante três medalhas de bronze nos primeiros dias do Grand Slam de judô em Israel

Diego Souza vira garoto propaganda de marca de cerveja no Carnaval

O mesmo serve para o amigo de Robinho, Ricardo Falco, que também foi condenado pelo mesmo crime. A princípio o governo italiano havia solicitado a extradição dos réus para cumprirem a pena no país onde ocorreu o crime, entretanto a constituição brasileira não permite este tipo de ação. Desta forma, agora o objetivo é fazer Robinho e Ricardo Falco serem presos no Brasil.

O governo brasileiro, através do Ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que irá analisar a situação com cuidado e que existe a possibilidade do atleta ser preso.

“A própria Constituição brasileira proíbe a extradição de brasileiros natos. Agora, pode, em tese, haver este cumprimento de pena (no Brasil), mas é algo a ser examinado posteriormente quando isso efetivamente tramitar”, disse.

Atualmente Robinho está em liberdade no Brasil e se mantém discreto. No mês de janeiro, dois clubes de futebol alegaram que o jogador foi oferecido a eles para voltar a atuar no esporte. Entretanto, as duas equipes recusaram.