Carnaval: confira como ficam os serviços públicos no período

Carnaval: confira como ficam os serviços públicos no período
(Créditos: Alex Rocha/PMPA)

Para o período do Carnaval, tanto o governo do Rio Grande do Sul, quanto a prefeitura de Porto Alegre, decretaram ponto facultativo nos dias 20 e 21 de fevereiro. Dessa maneira, diversos órgãos terão alteração no funcionamento na segunda (20) e na terça (21). Alguns serviços, como os bancos, só retomam os atendimento na quarta-feira (22), à tarde.

Tu viu?

Bolsas de pesquisa terão reajuste de até 200% a partir de março
Caso Robinho: Justiça da Itália pede que Brasil execute pena de nove anos de prisão

Bancos

Na segunda (20) e na terça-feira (21), não haverá atendimento nas agências, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Já na quarta-feira (22), os bancos abrirão a partir do meio-dia, com encerramento no horário normal.

Comércio

As atividades do comércio da Capital poderão ser mantidas normalmente durante os dias de Carnaval. Porém, segundo o Sindilojas Porto Alegre, funcionários só podem trabalhar na terça-feira (21), se houver Acordo Coletivo de Trabalho.

Lazer

As instituições vinculadas à Secretaria Estadual da Cultura (Sedac) terão alterações em seus horários de funcionamento. A tabela com os horários de funcionamento estão disponíveis nesse link.

Jardim Botânico

  • Sábado (18) e domingo (19): venda de ingressos na bilheteria, localizada no pórtico de entrada do parque, das 9h às 17h. O horário de visitação se encerra às 18h;
  • Segunda (20): fechado;
  • Terça (21) e quarta (22): venda de ingresso das 9h às 17h, fechamento às 18h.

Parque Zoológico de Sapucaia do Sul

  • Sábado (18) e domingo (19): venda de ingressos na bilheteria, localizada no pórtico de entrada do zoo, das 9h às 17h. O horário de visitação se encerra às 17h;
  • Segunda (20): fechado;
  • Terça (21) e quarta (22): das 9h às 17h.

Cete (Centro Estadual de Treinamento Esportivo)

  • Entre sábado (18) e a manhã de quarta (22): fechado;
  • Quarta (22): abre às 12h.

Saúde

Os prontos atendimentos e hospitais de Porto Alegre, como Pronto Socorro (HPS) e Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), permanecerão abertos 24h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também pode ser acionado, a qualquer momento, pelo telefone 192.

As unidades de saúde e farmácias distritais não funcionam no Carnaval, retomando o atendimento na quarta-feira (22), conforme o horário de abertura de cada serviço.

Durante todo o período de Carnaval, a prefeitura mantém a opção de atendimento via PocTelemedicina.

Prontos atendimentos 24h e hospitais que funcionam no Carnaval:

  • PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151, Santa Tereza);
  • PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410, Bom Jesus);
  • PA Lomba do Pinheiro (estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12, Lomba do Pinheiro);
  • PA de Saúde Mental IAPI (rua Valentim Vicentini, s/nº );
  • UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com avenida Assis Brasil);
  • Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim);
  • Hospital Materno Infantil Presidente Vargas – emergências obstétrica e pediátrica (avenida Independência, 661).

Hemocentro

Sem atendimento nos dias 20 e 21 de fevereiro. Na quarta-feira (22) abre às 13h.

Vacinação

A vacinação contra a gripe e Covid-19 será retomada na quarta-feira (22).  As unidades de saúde Modelo, Camaquã, Belém Novo, IAPI e Bananeiras funcionam a partir das 12h. Já abertura das demais, na Capital, ocorre às 8h.

Ônibus

Os ônibus de Porto Alegre operam com tabela normal no sábado (18), e com a de domingos e feriados, no dia 19. Na segunda-feira (20), os coletivos seguirão escala especial e, na terça, os horários serão os mesmos de domingos e feriados. Na quarta-feira (22), os ônibus circulam com horários de dias úteis.

Os passageiros podem consultar informações sobre o transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app do Cittamobi ou Cartão TRI, disponível para smartphones iOS e Android. As tabelas de horários também estão disponíveis no site da EPTC. As equipes do atendimento ao cidadão pelo 156, ou 118, permanecem com atendimento 24h.

DetranRS

Na segunda (20), não haverá atendimento presencial. O atendimento ocorrerá exclusivamente pelo disque-DetranRS (0800-905-5555), Chat Veículos e WhatsApp, das 8h às 20h. Já terça (21), não terá expediente. Na quarta (22), o disque-DetranRS, Chat Veículos e WhatsApp funcionarão das 8h às 20h. Os demais atendimentos retornarão com o expediente no turno da tarde.

Agências FGTAS/Sine

A unidade do Sine Municipal, na Avenida Sepúlveda com a Mauá, no Centro de Porto Alegre, estará fechada até quarta-feira (22), pela manhã. O atendimento ao público será retomado às 12h.

Tudo Fácil

De sábado (18) a quarta (22) pela manhã, as agências estarão fechadas.

Horários de funcionamento na quarta-feira (22):

Porto Alegre – Zona Norte: das 13h às 20h;

Porto Alegre – Zona Sul: das 13h às 18h;

Lajeado: das 13h às 19h;

Rio Grande: das 13h às 18h;

Caxias do Sul: das 13h às 20h;

Passo Fundo: das 13h às 20h.

Limpeza Urbana de Porto Alegre

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) trabalha normalmente com todas as coletas durante o período: domiciliar, seletiva e de lixo público. As seções operacionais atuam em regime de plantão, com equipes das 7h às 12h, e das 13h às 16h. O DMLU atende pelo telefone 156.

Guarda Municipal de Porto Alegre

As equipes estarão em parques e praças, além da fiscalização de aglomerações. A vigilância fixa e motorizada atende postos de saúde, secretarias e prédios municipais. 

Serviços de segurança

O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic) opera 24 horas. O vídeo monitoramento acompanha a mobilidade urbana e a segurança pública, além dos serviços de saúde e limpeza urbana. O Ceic também atua no atendimento a situações de risco e emergência.

Receita Estadual

De sábado (18) a quarta (22) pela manhã, não haverá experiente. Na quarta-feira (22) o atendimento será a partir das 13h.

Ceasa

De sábado (18) a terça (21), não haverá expediente.

Centro Administrativo do RS

De segunda (20) a terça (21), não terá expediente. Na quarta-feira (22), abre às 13h.

Outros serviços na Capital

Serviços oferecidos pela Prefeitura de Porto Alegre como iluminação pública, Defesa Civil, equipe de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), equipe de Manejo Arbóreo da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Assistência Social, Conselho do Tutelar, água, esgoto e drenagem funcionam em regime de plantão.

Contatos

Iluminação Pública – telefone 0800 000 1740

Defesa Civil – telefone 199 para atendimento de urgências em situação de risco.

Smamus – Telefone 156, site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail [email protected]

SMSurb– Telefone 156, site 156 web, aplicativo 156+POA, Whatsapp do 156 (51 3433-0156) e o e-mail [email protected]

Assistência Social-  Serviço de atendimento ao cidadão para identificação de pessoas em situação de rua: atendimento 24h pelo 156 opção 7 na Central de Abordagem.

Conselho do Tutelar– telefone 3289 2020

Água, esgoto e drenagem – Contato via 156, opção 2