Condenado por estupro na Itália, Robinho pode cumprir pena no Brasil, diz Ministro da Justiça

Foto: Ivan Storti/Santos FC

O novo Ministro da Justiça Flavio Dino deu uma entrevista à rádio BandNews nesta quarta-feira (18) e deu novas declarações a respeito do caso de Robinho. Condenado por estupro na Itália, o ex-jogador pode acabar sendo preso no Brasil, de acordo com o ministro.

Tu Viu?

Jogos de futebol poderão durar mais: pausa no cronômetro quando não há bola em jogo é estudada por entidade de regras

RS registrou 8 das 10 temperaturas mais altas do Brasil ontem (17)

Robinho foi condenado pela justiça italiana em três instâncias por estupro de uma jovem albanesa de 22 anos em 2013. O processo foi encerrado no início de 2022 e, a partir da condenação, as autoridades do país realizaram um pedido de extradição para a Justiça Brasileira, que inicialmente ignorou durante o governo de Jair Bolsonaro. 

Com o novo ministro da justiça em posse, a situação pode se alterar. Segundo Flavio Dino, Robinho não pode ser extraditado, mas pode vir a cumprir a pena no Brasil. O ministro ainda declarou que o processo será analisado, mas que os casos envolvendo o ataque golpista em Brasília, que ocorreu no dia 08 de janeiro estão tendo prioridade no momento.

O exame definitivo compete a questões jurídicas, não são questões políticas. A própria Constituição brasileira proíbe a extradição de cidadãos brasileiros natos. Mas, agora pode, em tese, haver esse cumprimento de pena, mas isso precisa ser examinado e isso efetivamente tramitar.

Efetivamente isso não chegou e não posso dizer ainda minha opinião, mas evidentemente, posso afirmar que a minha visão geral é de que crimes, quaisquer que sejam eles, devem ser punidos. Mas, a aplicabilidade de um caso complexo como esse só pode ser feita depois que houver toda a tramitação” – disse o ministro Flávio Dino à rádio BandNews.