Anvisa proíbe venda de pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil

Anvisa proíbe venda de pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil
(Créditos: Reprodução/TV Globo)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, proibiu a venda de pomadas para modelar, trançar e fixar cabelos em todo o País. A medida é preventiva, e já está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (10). A decisão é fruto do aumento de casos de problemas associados ao uso desses cosméticos, como perda temporária da visão, ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.

Tu viu?

Carnaval de Porto Alegre acontece em 3 e 4 de março
Fiscalização apreende 700 kg de alimentos impróprios e interdita dois estabelecimentos no Litoral Norte

Em Pernambuco, houve registro de centenas de casos. Situação que se repetiu em outras regiões do Brasil, relacionada a várias marcas.

“Segundo as informações disponíveis, os eventos ocorreram, principalmente, com pessoas que tomaram banhos de mar, piscina, ou mesmo de chuva após terem feito uso dos produtos”, afirmou a agência.

A Anvisa já vinha aplicando interdições em algumas marcas desses produtos, desde o início do ano. Com a proibição, nenhum lote de qualquer desse tipo de cosmético pode ser comercializado, e não deve ser utilizado por consumidores ou profissionais de beleza. A determinação vale até que as investigações dos casos sejam concluídas.

Orientações da Anvisa

Não usar ou comprar esses produtos;

Se utilizou recentemente, lavar os cabelos com cuidado para que a pomada não entre em contato com os olhos;

Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água;

Em caso de qualquer efeito indesejado, procurar, imediatamente, um serviço de saúde;

Notificar à Anvisa pelas páginas cidadão e profissional que maneja o produto ou de empresas e profissionais da saúde em caso de efeitos adversos.

Sem recolhimento de produtos

A proibição da Anvisa não prevê o recolhimento desses produtos pelos fabricantes, neste momento. Entretanto, a orientação da agência reguladora é de não utilizar os itens em nenhuma circunstância. Profissionais de salões de beleza e estabelecimentos em geral, não podem comercializar ou expor as pomadas, tampouco utilizá-las nos clientes.

Segundo a Anvisa, na próxima semana, uma reunião técnica com o setor produtivo vai discutir a regularização desse tipo de cosmético.