Nova boia de contenção será instalada para impedir avanço do lixo no Rio Gravataí

Terceira boia será instalada metros depois da ponte. Além disso, prefeitura faz orçamento para retirada do lixo do Rio Gravataí
Divulgação/PMC

Uma reunião  foi realizada nesta quinta-feira (9), para discutir soluções para a retirada do lixo acumulado no leito do Rio Gravataí. No encontro entre a prefeitura de Cachoeirinha e coordenadores das Defesas Civis da Região Metropolitana, foi informado que será instalada uma segunda boia de contenção. O equipamento, semelhante ao que já foi colocado no rio, serve para impedir que os detritos se desloquem em direção a Canoas e ao Guaíba quando o nível da água aumentar. 

Tu viu?

Fiscalização apreende 700 kg de alimentos impróprios e interdita dois estabelecimentos no Litoral Norte

Anvisa proíbe venda de pomadas para modelar e trançar cabelos no Brasil

A rede de contenção foi instalada em uma posição estratégica, embaixo de uma das pontes sobre o rio, que liga o município a Porto Alegre. O equipamento foi cedido pela Fepam e fica cerca de 30 centímetros acima do nível da água e com 50 centímetros de profundidade.

Ao portal GZH, o diretor da Defesa Civil de Cachoeirinha, Vanderlei Marcos, afirmou que é estudada também a instalação de uma terceira boia, alguns metros à frente. A nova contenção teria a função de segurar os resíduos que ainda podem chegar ao local.  

“Decidimos fazer a colocação de mais uma barreira de contenção, na praça do ecoturismo, um pouco à frente da que foi colocada hoje para evitar que em caso de chuva forte não ocorra vazamento dos resíduos em caso de rompimento caso eles avancem”, disse o coordenador ao site de notícias.

Prefeitura orça valores para contratar empresa que vai recolher o lixo no Rio Gravataí

Conforme o portal Correio do Povo, a Prefeitura de Cachoeirinha faz orçamentos com empresas especializadas para a retirada, de forma correta e segura, do lixo represado no Rio Gravataí. A contaminação da água naquele trecho do rio é de nível 4, sendo que o rio, que passa por 9 cidades da Região Metropolitana, é um dos cinco mais poluídos do Brasil.

A administração municipal confirma que o primeiro orçamento foi de aproximadamente R$ 2 milhões. A gestão de Cristian Wasen avalia a melhor forma de redirecionar recursos municipais para a realização do serviço. Também é estudado se a despesa poderá ser dividida entre os municípios que fazem parte da bacia hidrográfica do Gravataí.

Cristian Wasem disse que a Administração já tem autorização do Departamento de Recursos Hídricos para que possa fazer a contratação da empresa e o manejo do lixo. “Tal decisão deve levar em conta questões ambientais, a vegetação, o impacto e dano ambiental. Infelizmente trata-se de recursos municipais que poderiam ser investidos em outras áreas, mas que agora devem ser investidos nesta para corrigir este grave problema”, disse o prefeito ao Correio do Povo.