Youtuber é preso por simular assalto e mobilizar helicóptero e viaturas da PM em Balneário Camboriú

Youtuber Jonatan Santos tem 3,5 milhões de inscritos e foi detido com duas armas de airsoft em Santa Catarina
Divulgação/PMSC

    Um criador de conteúdo catarinense foi preso enquanto gravava uma cena com armas de airsoft, em Balneário Camboriú, no Litoral de Santa Catarina. O youtuber de 28 anos, suspeito de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública, fazia a captação do vídeo nas proximidades de um clube de tiro, na noite de quarta-feira (18). Ele é conhecido como Jonatan Santos e tem 3,5 milhões de inscritos no canal do Youtube.

    Conforme a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), foi recebido um chamado via 190, de que um roubo estaria ocorrendo no bairro Nova Esperança. A ligação detalhava que alguns homens teriam realizado um assalto no clube de tiro, portando armas longas, do tipo fuzil, e teriam fugido em uma camionete.

    Tu viu?

    Pé de maconha de 2,5 m é apreendido em Cidreira após mãe denunciar filha

    Maurício Lima anuncia saída da banda Rainha Musical após 14 anos

    A PMSC considerou a gravidade da ocorrência e enviou todas as viaturas e motocicletas policiais do 12° Batalhão de Polícia Militar (BPM) para o local, bem como a aeronave da PMSC, para averiguar a situação. Foi dado início a uma grande operação e cerco, na tentativa de localizar os criminosos e o veículo utilizado.

    A polícia detalha que, durante o deslocamento, as viaturas policiais cruzaram sinais vermelhos, trafegaram pela contramão e excederam o limite de velocidade. Outras ocorrências de emergência, que aguardavam atendimento policial, foram deixadas na pendência, para que o fato, até então, de maior gravidade fosse atendido. A ocorrência exigiu a mobilização de todos os policiais militares disponíveis no batalhão.

    Após intensas buscas, com sobrevoo da aeronave Águia 07 pela região e também mobilização das viaturas policiais das cidades de Itapema e Itajaí, foi possível encontrar a camionete estacionada em uma residência. Os policiais cercaram a casa e abordaram o morador. Conforme a PMSC, o suspeito relatou que é youtuber e que estava apenas gravando um vídeo, de simulação de um assalto para o canal dele e que as armas usadas seriam do tipo “airsoft”.

    Youtuber é enquadrado em dois artigos diferentes

    O criador de conteúdo foi preso em flagrante por atentar contra o funcionamento do serviço policial, ao provocar prejuízo ao atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento ostensivo. Ele foi enquadrado no artigo 265 do Código Penal, que tem como pena reclusão de um a cinco anos e multa.

    Além disso, ele disse que não comunicou as autoridades e não possuía autorização dos órgãos públicos para gravar as cenas em via pública. Conforme a Polícia Civil, o homem também foi detido pelo artigo 41 da Lei de Contravenções Penais, que fala sobre “praticar qualquer ato capaz de produzir pânico ou tumulto”. 

    Em nota à imprensa, divulgada nas redes sociais, nesta quinta-feira (19), a defesa do youtuber, representada por Robson Edésio, informou que “na audiência de custódia e a pedido da defesa, o mesmo foi posto em liberdade após esclarecidos os fatos”.