Santa Maria tem média de um estupro a cada 3 dias em 2022

Foto: Reprodução/Internet

Embora em queda, o número de estupros em Santa Maria, na Região Central do Estado, ainda é alarmante. Dados divulgados pela Delegacia Regional da Polícia Civil do município, apontam que em 2022, 124 estupros foram registrados na cidade, número que indica que a cada três dias, pelo menos, uma pessoa foi vítima do crime.

Tu viu?

Trio uruguaio é preso em Osório após furtar pousadas em SC
Justiça concede liberdade condicional ao goleiro Bruno

De acordo com o levantamento, o maior número de vítimas são pessoas vulneráveis, nesta categoria encaixam-se menos de 14 anos de idade ou adultos incapazes de consentir, somando 95 casos. Além destes, aparecem na lista 32 notificações de estupro contra mulheres e cinco tentativas de violência sexual.

Apesar do número de ocorrências ainda ser considerado alto, o cenário apresenta uma redução, se comparado aos percentuais de 2021. Nesse período foram 161 casos e 11 tentativas. Destes, 41 eram mulheres e 120 vulneráveis. 

Saiba mais sobre o crime

Estupro é definido como ato de constranger, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso.  A pena média varia, de seis a dez anos de prisão. Caso a vítima seja menor de 18 anos, pode ir até 12 anos e se a conduta resultar em morte, o criminoso pode ter até 30 anos de reclusão.

O estupro é considerado crime hediondo, seja simples ou de vulnerável. Sendo assim, é inafiançável e não deve ser possível a concessão da liberdade provisória.

Denuncie!

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os principais motivos pelos quais as vítimas não denunciam agressões sofridas às autoridades policiais são: dificuldade de compreensão sobre o que é o crime, sua gravidade e pena, medo de retaliação do autor, constrangimento e até receio de relembrar o trauma ao denunciar. Entretanto, somente assim será possível cortar esta corrente e evitar que outros crimes aconteçam.

Confira os canais de denúncia em Santa Maria:

  • Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) – (55) 3222-9646
  • Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) – (55) 3221-0450
  • Polícia Civil – 197
  • Disque-Denúncia – 181
  • Direitos Humanos – 100
  • Brigada Militar – 190
  • Ministério Público – (55) 3222-9049
  • Defensoria Pública – (55) 3218- 1032