Ministério da Saúde libera dose de reforço contra a covid-19 para crianças a partir de 5 anos 

Foto: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

Anteriormente indicada apenas para crianças a partir de 12 anos, a dose de reforço do imunizante contra a Covid-19 passou a ser recomendada a crianças a partir de cinco anos. A indicação, feita pelo Ministério da Saúde, foi publicada em uma nota técnica enviada para os estados no dia 30 de dezembro.

Tu viu?

Pão dos Pobres recebe inscrições para o Programa Jovem Aprendiz até 20 de janeiro
Casal gaúcho foi preso por levar drogas no estômago, segundo jornal da comunidade libanesa

Ontem (4), a pasta explicou que a nova orientação tem como base estudos científicos que apontam aumento da proteção com a realização da dose complementar. Além de afirmar que, em estudo clínico, as crianças avaliadas apresentaram aumento de seis vezes no número de anticorpos após a dose de reforço. “Em outra subanálise, o reforço da vacina da Pfizer se mostrou eficaz contra a variante Ômicron, com aumento de 36 vezes na produção de anticorpos nessa faixa etária”, diz.

Sendo assim, o intervalo entre a segunda dose e o reforço deverá ser de quatro meses. A imunização complementar, para as crianças que tomaram a primeira e a segunda dose da Pfizer ou da Coronavac, deve ser feita com a vacina pediátrica da Pfizer. 

Ao GZH, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) afirmou que aguarda o envio uma nova remessa do imunizante para dar início o reforço a esse público.