Casal gaúcho desaparecido em São Paulo é encontrado preso no Líbano

Casal gaúcho desaparecido em São Paulo é encontrado preso no Líbano
(Créditos: Arquivo Pessoal)

Um casal gaúcho, de Carazinho, no Norte do Estado, desaparecido após uma viagem para São Paulo, em dezembro, foi encontrado no Líbano, no último dia 29. De acordo com a Polícia Civil, Igor Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, e Juliana Nunes do Nascimento, de 31, estão presos na capital libanesa Beirute, desde 19 de dezembro.

Em nota à imprensa, a delegada Rita Felber de Carli afirma que “familiares do Igor estiveram na delegacia para informar que autoridades consulares do Líbano entraram em contato com eles, informando que Igor e Juliana teriam sido detidos ao desembarcarem no aeroporto em Beirute, capital do Líbano.”

De acordo com o Jornal do Líbano, site de notícias para a comunidade Líbano-Brasil, o casal foi detido por tráfico internacional de drogas. Ainda, conforme a publicação,  autoridades libanesas informaram que, cada um, transportava, aproximadamente, 500g de cocaína no estômago. Em razão do risco de morte, os dois foram levados ao hospital para que pudessem expelir o entorpecente com segurança.

A reportagem afirma que os dois confirmaram à polícia que estavam levando drogas. Ainda não se sabe se o casal embarcou com a droga do Brasil, ou se recebeu a cocaína na escala feita em Doha, no Catar.

Tu viu?

Jogador da NFL sofre parada cardíaca durante partida e está em estado grave
Inter x Rosário Central-SE: confira data, horário, onde assistir e detalhes do grupo

Assistência consular

De acordo com a Polícia Civil, o casal está recebendo assistência do Itamaraty e da embaixada brasileira no Líbano. O Itamaraty informou ao G1, que a “Embaixada do Brasil em Beirute tem conhecimento do caso, e presta a assistência cabível aos nacionais brasileiros, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.

Possível Pena

Segundo a advogada Aieda Muhieddine, ao portal G1, casos de tráfico internacional de drogas costumam gerar condenações de até oito anos de prisão. Contudo, a profissional, associada ao Instituto Kanoun de Direito Comparado Brasil-Líbano, afirma que tudo depende das circunstâncias do crime.

Sem acordo de extradição

Conforme a reportagem no site da comunidade libanesa, o Líbano não possui tratado de extradição com o Brasil. Segundo a publicação, em 2002, os dois países assinaram um acordo bilateral de extradição. Porém, o documento nunca recebeu a ratificação do governo libanês.

Desaparecimento

Igor e Juliana viajaram para fazer compras em São Paulo, no dia 13 de dezembro. O casal chegou no dia 14 a São Paulo, e manteve contato com a família até o dia 18, quando ocorreu a última troca de mensagens. Após essa data, segundo a polícia,  eles não atenderam mais aos telefonemas, nem visualizaram as mensagens.

A família de Igor chegou a publicar vídeo pedindo ajuda para encontrar o filho e a nora.