Porto Alegre: Paixão Côrtes é homenageado em mural no Quarto Distrito

Paixão Côrtes é homenageado em mural em Porto Alegre
(Créditos:Pedro Piegas/PMPA)

Porto Alegre tem um novo ponto turístico. O mural, em homenagem ao folclorista Paixão Côrtes (1927-2018), foi inaugurado, na quarta-feira (25), em uma lateral do galpão da sede da antiga Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brasileira, no Quarto Distrito. A pintura, de 10 metros de altura por 16 metros de largura foi feita pelo artista visual Eduardo Kobra.

A obra traz o rosto de Côrtes em uma disposição de cores variadas e figuras geométricas, uma marca do estilo de Kobra. O mural ainda traz representações da chama crioula, e da estátua do Laçador, que teve o tradicionalista como modelo. O local, na esquina da Avenida Voluntários da Pátria com a Rua Almirante Tamandaré, está sendo restaurado pela construtora ABF Developments, que custeou os trabalhos do artista paulista. É previsto, ainda para 2023, um complexo multiuso com espaço para música, arte e gastronomia, na edificação.

Tu viu?

Boate Kiss: bares e casas noturnas de Santa Maria não abrem no dia dos 10 anos da tragédia
Torcedores do Atlético de Madrid simulam enforcamento de Vini Júnior com boneco

Obras de Eduardo Kobra no RS

Essa é a segunda obra do artista na Capital. A primeira está exposta em uma parede do Colégio Farroupilha desde 2019. O mural retrata o rosto do poeta gaúcho Mario Quintana.

Santa Maria

Na cidade de Santa Maria, na Região Central, pintou, em 2010, os fundos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. O mural traz imagens da cidade na década de 1950.

(Créditos: Reprodução)

Lajeado

Já em Lajeado, em 2020, o artista fez o mural Olhares da Educação, no prédio mais antigo da universidade Univates. A obra, que tem 14 metros, retrata Clarice Lispector, Darcy Ribeiro e Paulo Freire.

Paixão Côrtes

João Carlos D’Ávila Paixão Côrtes, mais conhecido como Paixão Côrtes, nasceu no dia 12 de julho de 1927, em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Era agrônomo por formação, mas se tornou conhecido como folclorista, radialista e pesquisador, além de ser considerado um dos maiores nomes do tradicionalismo do Rio Grande do Sul. O artista morreu em 27 de agosto de 2018, aos 91 anos de idade. 

Paixão Côrtes foi o modelo utilizado para a estátua do Laçador, monumento que homenageia o gaúcho, e fica na entrada de Porto Alegre.

Paixão Côrtes foi o modelo utilizado para a estátua do Laçador, monumento que homenageia o gaúcho, e fica na entrada de Porto Alegre.
(Foto: Cesar Lopes/PMPA)

Eduardo Kobra

Eduardo Kobra é um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade. Ao longo de sua jornada, se tornou um obstinado pesquisador de imagens históricas que, estampadas em muros gigantescos, são capazes de resgatar a importância de lugares, e fortalecer a sensação de pertencimento dos habitantes. Em 2018, o artista, natural de São Paulo, foi eleito a personalidade do ano pelo guia cultural Time Out, em Nova York.

Kobra nasceu em 1975, e começou a desenhar em muros, como pichador, durante a adolescência. Nos anos 1990, trabalhou fazendo cartazes, pintando cenários de brinquedos e criando imagens decorativas para eventos. Sua arte ganhou visibilidade em 2007,  quando apareceu, pela primeira vez, na imprensa, com o projeto Muro das Memórias. Na proposta, ele mergulhou no universo das fotos antigas de São Paulo, e passou a reproduzi-las nas ruas da cidade.

Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, feita ,em 2012 no High Line, em Nova York, nos Estados Unidos. A pintura foi apagada quatro anos mais tarde. O mural é uma releitura da foto feita pelo fotojornalista norte-americano Alfred Eisenstaedt (1898-1995), em 13 de agosto de 1945, quando o povo saiu às ruas para comemorar o fim da Segunda Guerra Mundial.

Eduardo Kobra: Uma de suas obras mais famosas é ‘O Beijo’, feita ,em 2012 no High Line, em Nova York, nos Estados Unidos
(Crédito: Reprodução/ eduardokobra.com)

Seu primeiro mural fora do Brasil foi em Lyon, na França, em 2011. De lá para cá, já pintou em países como Espanha, Itália, Noruega, Inglaterra, Malaui, Índia, Japão, Emirados Árabes Unidos, além de diversas cidades norte-americanas.