Ministra dos Esportes declara que não classifica eSports como modalidade esportiva e que não irá investir na área

Foto: Reprodução

Ana Moser, nova Ministra dos Esportes, deu uma declaração polêmica nesta terça-feira (10). Em entrevista ao UOL, a ex-jogadora de volêi afirmou que não considera a modalidade de esportes eletrônicos (videogames) um esporte e que não irá realizar investimentos na área.

Tu Viu?

Criador de porcos é multado em R$ 58 mil por morte de peixes no Vale do Taquari

LGF divulga calendário com as principais competições de futsal do RS

Além de afirmar que os eSports (modalidade competitiva de jogos eletrônicos) não poderiam ser enquadrados no conceito de esporte, a ministra classificou os classificou como “entretenimento”, realizando uma comparação com a cantora Ivete Sangalo para explicar seu ponto.

A meu ver, o esporte eletrônico é uma indústria de entretenimento, não é esporte. Então, você se diverte jogando videogame, você se divertiu. “Ah, mas o pessoal treina para fazer”. Treina, assim como o artista. Eu falei esses dias, assim como a Ivete Sangalo também treina para dar show e ela não é atleta da música. Ela é simplesmente uma artista que trabalha com entretenimento. O jogo eletrônico não é imprevisível. Ele é desenhado por uma programação digital, cibernética. É uma programação, ela é fechada, ela não é aberta, como o esporte” – falou Ana Moser na entrevista.

A partir da declaração, a ministra anunciou que não serão realizados investimentos por parte do Ministério dos Esportes na área. Desta forma, a tendência é que os jogadores profissionais não tenham abertura para participarem de programas como o Bolsa Atleta, tampouco contar com os benefícios da Lei de Incentivo ao Esporte.

O anúncio gerou polêmica nas redes sociais pelo alto número de adeptos da modalidade no Brasil. O setor de eSports apresentou um crescimento considerável nos últimos anos, sendo responsável por movimentar mais de R$11 bilhões a nível global no ano de 2021.