Mais de mil pés de parreira são destruídos por vândalos em Fagundes Varela

Cerca de 1100 pés de parreira, de propriedade da Família Ecco, foram cortados próximo ao chão
(Reprodução/Facebook)

Uma vinha inteira foi atacada por vândalos na comunidade de São Pedro, no interior de Fagundes Varela, na Serra, durante o final de semana. Cerca de 1100 pés de parreira, de propriedade da Família Ecco, foram cortados próximo ao chão. O estrago foi percebido pelos viticultores na manhã deste domingo (22), quando as plantas começaram a murchar.

“Podem ter feito isso na noite da quinta ou da sexta-feira, meu pai notou hoje, porque estava tudo murcho”, detalhou o produtor rural ao portal O Estafeta.

Tu viu?

Inferno sobe um andar e calor vai a 39°C no RS
Vídeo: maior concentração de tartarugas de água doce do mundo é documentada no Brasil

O proprietário explica que o parreiral era novo e iria começar a produzir na próxima safra.

“Ainda estamos calculando o prejuízo, mas vamos ter que começar tudo de novo, plantar novamente, tratar, esperar crescer para depois produzir, quando no ano que vem já poderíamos estar colhendo. Vamos ter que replantar tudo, porque quem fez isso, provavelmente, entende de uva, cortaram próximo ao chão, tornando impossível fazer enxerto”, lamentou o proprietário ao site de notícias.

Ao todo, 11 fileiras de parreiras foram encontradas secas. O espaço conta com 1100 pés de parreira e produziria cinco mil quilos de uva no próximo ano. Pela gravidade do estrago feito, não há possibilidade de recuperação da plantação. A família afirmou que a estimativa é de 4 anos de trabalho para construir um novo parreiral no local. Os autores do estrago não foram identificados.

Família agradece o apoio recebido após ataque aos pés de parreira

Na noite de domingo (22), Evandro Ecco publicou um comunicado nas redes sociais em nome da família. Ele agradeceu as diversas mensagens de apoio recebidas.

“Procuramos não ter inimizades com ninguém, trabalhamos duro, como tantos, pelo pão de cada dia mas, infelizmente, fica difícil para nós também entendermos a cabeça de alguns seres humanos! A justiça será feita, não pelas nossas mãos, talvez não pela justiça dos homens, mas com certeza, pela justiça divina! Deus se encarrega de corrigir seus filhos e colocá-los em seu devido lugar!”, escreveu.