Vídeo: maior concentração de tartarugas de água doce do mundo é documentada no Brasil

Vídeo: o maior nascimento simultâneo de tartarugas do mundo
(Créditos: Wildlife Conservation Society / Reprodução)

Pesquisadores documentaram o nascimento de milhares de tartarugas em Rondônia, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia. O vídeo, divulgado pela ONG Wildlife Conservation Society (WCS),mostra a infinidade de filhotes de tartarugas gigantes sul-americanas, nas praias ao longo do Rio Guaporé, no limite entre os dois países.

Todos os anos, a partir de setembro, cerca de 80 mil fêmeas adultas começam a se reúnir, às margens do rio, para fazer seus ninhos e desovar. A junção dos animais, durante o período, é considerada a maior concentração de tartarugas do planeta e um dos grandes espetáculos naturais da Terra.

A tartaruga gigante sul-americana é a maior espécie de água doce da América Latina, atingindo mais de um metro, e podendo pesar até 90 quilos, na idade adulta. Os animais documentados no vídeo começaram a nascer em meados de dezembro, e o ciclo de reprodução seguiu até o início de janeiro.

Tu viu?

Juventude se incomoda com postagem da Band e alfineta emissora no Twitter
Daniel Alves é preso, sem fiança, na Espanha 

Assista ao vídeo

O nascimento dos filhotes é motivo de comemoração para os cientistas. Segundo a ONG, a população de tartarugas, que chegava a milhões, tem diminuído, nos últimos anos, devido à caça ilegal, para o consumo da carne e dos ovos, além da fabricação de óleo.

Medidas de preservação

Os pesquisadores da WCS estão trabalhando para proteger as tartarugas a partir da colaboração de agências ambientais, tanto do lado boliviano, quanto do lado brasileiro. Para estimar a população de animais que desova, e que nascem, nas praias, estão sendo usados drones. Os dados coletados ajudam a estabelecer planos de conservação, como áreas protegidas, de forma permanente, para as tartarugas adultas e os filhotes.