Gaúcha e carioca são indicadas a prêmio internacional de judocas do ano; votação é aberta ao público

Foto: Divulgação/Federação Internacional de Judô

A Federação Internacional de Judô divulgou nesta quarta-feira (11) as candidatas ao prêmio de judoca do ano de 2022. A lista, que conta com cinco nomes, tem duas representantes brasileiras: a gaúcha Mayra Aguiar e a carioca Rafaela Silva.

Tu Viu?

Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade

DMAE abre concurso público para vagas com salário de até R$ 4 mil

O Brasil é o único país com duas atletas na lista. As brasileiras concorrem com as judocas Uta Abe (Japão), Romane Dicko (França) e Barbara Matic (Croácia). A votação é aberta ao público entre os dias 12 e 31 de janeiro, pelo site da federação (você encontra o link aqui).

Mayra Aguiar é natural de Porto Alegre e soma quatro participações em Olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020), sendo medalhista de bronze nas últimas três edições. Aos 31 anos, a atleta da Sogipa foi indicada ao prêmio após ter sido campeã mundial em 2022.

Rafaela Silva, por sua vez, nasceu no Rio de Janeiro e tem 30 anos. Representante brasileira nas Olimpíadas de 2012 e 2016, conquistou a medalha de ouro na edição do Rio de Janeiro. A judoca ficou afastada durante dois anos por doping, mas conseguiu provar que o uso não foi intencional e retornou aos tatames no final de 2021, conquistando o mundial da categoria até 57kg no último ano.

A Federação Internacional de Judô também divulgou a lista dos indicados ao prêmio na categoria masculina, mas que não incluí nenhum brasileiro entre os selecionados. Os resultados das votações serão divulgados no dia 05 de fevereiro.