Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade

Casa de Cultura Mário Quintana recebe prêmio nacional por ações de acessibilidade
(Créditos: Andressa Moreira / Especial Palácio Piratini / Arquivo)

A Casa de Cultura Mario Quintana, tradicional ponto turístico de Porto Alegre, recebeu o Prêmio Acessibilidade 2022, pelas ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência. O reconhecimento é concedido, anualmente, pelo Governo Federal e pelo Conselho do Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado.

A Casa de Cultura foi a instituição pública melhor avaliada na Região Sul do País, e a segunda melhor classificada, em todo o Brasil, na categoria Educação, Cultura e Arte.

Tu viu?

IPTU Porto Alegre: subprefeituras auxiliam na emissão da guia; veja endereços
Salário mínimo regional terá aumento de 10,6%

O prêmio

A premiação anual reconhece ações, de entidades públicas ou privadas, que se destacaram no exercício da inclusão de pessoas com deficiência. A edição de 2022, a segunda do prêmio, elencou trabalhos de acessibilidade no esporte, na educação, na cultura e arte e na empregabilidade.

Critérios de avaliação

Os critérios utilizados foram o impacto transformador, a diversidade do público, e o potencial de aplicação em outros  locais. Além disso, também houve análise de aspectos inovadores, dos lugares especiais para cadeirantes nas salas de teatro e de cinema, das ferramentas de comunicação com audiodescrição, da criação de um folder em braile, da apresentação de espetáculos e de outras atividades com intérprete de Libras.

 “O processo envolveu o envio de uma vasta quantidade de documentação, além da apresentação do projeto de acessibilidade da CCMQ para análise da comissão julgadora”, afirma o diretor da CCMQ, Diego Groisman.

Ações de acessibilidade realizadas pela Casa de Cultura

De acordo com a direção da Casa de Cultura foram disponibilizadas cadeiras de rodas para o deslocamento de pessoas com limitações motoras. Os elevadores para cadeirantes foram reativados e houve a instalação de piso tátil em todos os andares. Além disso, o sistema de elevadores recebeu estrutura de sinais sonoros para portadores de deficiência visual.

Após a inscrição no edital do prêmio foram entregues, ainda, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, nos dois prédios interligados da Casa de Cultura.

Casa de Cultura Mário Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição multicultural ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado. O prédio originalmente era o Hotel Majestic, e foi a casa do escritor e poeta gaúcho, Mário Quintana, por 12 anos, de 1968 a 1980.

Depois da morte e Quintana, o Banrisul adquiriu o imóvel. Posteriormente, foi propriedade do Estado, até ser, em 1983, arrolado como patrimônio histórico. Foram 3 anos de transformação física, entre 1987 e 1990, para o local ser estruturado como Casa de Cultura. Em 25 de setembro de 1990, houve a inauguração oficial, logo após a criação da Secretaria de Estado da Cultura.

Atualmente, o local abriga materiais importantes, como a Biblioteca Lucília Minssen, a Biblioteca Érico Veríssimo, acervos de Elis Regina e Mário Quintana, além de salas de cinema, teatros e cafés.

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 10h às 20h, com visitação gratuita.
Endereço: Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre.