Gato Bengal de R$ 7 mil é resgatado após ser confundido com gato-do-mato e solto na mata

O gato bengal foi encontrado, na noite de terça-feira (10), na mata onde foi "libertada" pelos bombeiros no início do dia.
Reprodução/Redes Sociais

O Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte resgatou um animal parecido com uma “pequena onça” e libertou o bicho em uma mata da região, nesta terça-feira (10). Conforme informações do portal G1 MG, o animal não era uma onça ou jaguatirica, mas sim um gato da raça bengal, conhecida como gata-de-bengala, que pode valer R$ 7 mil. 

Tu viu?

VÍDEO: tubarão-raposa é avistado em Arroio Teixeira

Conta de Eduardo Leite no Twitter é alvo de ataque hacker

O tutor da Massinha, nome da gata “libertada” na mata, disse que os bombeiros não poderiam fazer isso. “Eles não têm essa capacidade técnica e, mesmo supondo que é um animal silvestre, precisam fazer uma triagem. Eles soltaram a gata na mata, eu já liguei pedindo ajuda nas buscas e eles não vêm”, afirmou ao G1 o veterinário e ator Rodrigo Cali.

Rodrigo conta que acordou às 7h com mensagens de vizinhos, alertando para a presença de uma onça no andar de seu apartamento. Ele deu falta do animal e, ao chegar à portaria, foi informado que os bombeiros tinham levado a gata para a mata. O tutor afirma que o bichano é dócil e tem 7 meses de idade.

Moradores registraram o momento da captura. Reprodução/Redes Sociais

Em nota, o Corpo de Bombeiros disse que o animal foi capturado de forma segura e solto em local mais afastado do perímetro urbano conforme o protocolo padrão para ocorrências envolvendo animais silvestres. O texto afirma que não havia coleira ou outra identificação visível no animal e que não se tratava de uma onça, mas de um gato (aparentemente gato-do-mato).

A gata Bengal foi encontrada, na noite de terça-feira (10). Ela foi procurada durante todo o dia e início da noite pelo tutor, familiares e membros da ONG Grupo de Resgate Animal. O grupo vasculhou a mata em busca da Massinha, que foi avistada e depois resgatada de forma definitiva com o uso de uma câmera térmica.

Qual a diferença entre o Gato Bengal e o Gato-do-mato?

O gato bengal é um cruzamento do gato asiático selvagem com o gato doméstico. A espécia foi criada em 1963, mas ganhou reconhecimento como raça somente na década de 80. Os especialistas afirmam que é possível diferenciar as duas espécies somente observando a pelagem e o tamanho do animal. Se caso a dúvisa persistir, o teste final é feito na aproximação: se o bicho não fugir, é gato bengal. Os gatos-do-mato são mais ariscos. Confira as principais diferenças:

Gato BengalGato-do-mato
Tamanho:Tem o tamanho de um gato comum.O filhote tem o tamanho de um gato comum, mas quando adulto é um pouco maior que o gato doméstico
Pelagem:Nas patas e no rabo lembra as listras de um tigre. No tronco é semelhante à das onças, com manchas arredondadas.Tem manchas arredondadas até nas patas e o rabo tem padrão tigrado.
Instinto:Não tem instinto selvagem para sobreviver na natureza, mas possui algumas características diferentes dos gatos comuns.É um animal selvagem e foge na presença de humanos.
Características:Gosta de brincar de caça e de ficar em lugares altos. É arisco, desconfiado e dócil como qualquer outro gato. Tem traços mais arredondados do que os gatos domésticos.A cabeça é um pouco maior que a de um gato comum e tem o rosto típico dos felinos selvagens, ao contrário do bengal, que tem.