Santa Catarina concentra o maior número de praias naturistas do País

Santa Catarina concentra o maior número de praias naturistas do País
(Créditos: PMBC/Divulgação)

Santa Catarina tem o maior número de praias de naturistas do Brasil, com três locais, de acordo com  a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN). São elas: Pedras Altas, localizada em Palhoça, Praia da Galheta, em Florianópolis, e Praia do Pinho, em Balneário Camboriú.

O naturismo é um conjunto de princípios que pregam um modo de vida focado na preservação da natureza, defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais, o autoconhecimento e o respeito ao próximo. Dentre as práticas aderidas, está o nudismo. Segundo a FBRN, há 8 praias naturista oficiais no Brasil.

Tu viu?

Gato Bengal de R$ 7 mil é resgatado após ser confundido com gato-do-mato e solto na mata
Técnico ex-Barcelona e seleção espanhola é alvo da CBF para treinar o Brasil

Conheça as praias 

Pedras Altas – Palhoça

A praia de Pedras Altas é considerada ideal para aproveitar em família, já que não tem ondas.  Os dois lados da praia têm bar e restaurante. No espaço naturista, há uma pousada, área de camping e estacionamento.

O acesso se dá pela BR-101, a 30 quilômetros de Florianópolis, em direção ao sul de Santa Catarina. Em seguida, é necessário entrar na localidade de Enseada de Brito, no km 232 da rodovia, e andar por uma estrada à beira-mar, no sentido sul, até chegar à praia.

(Crédito: Reprodução / Federação Brasileira de Naturismo)

Praia da Galheta – Florianópolis

A Praia da Galheta é uma praia de naturismo desde 1986, segundo a Prefeitura de Florianópolis, e é perfeita para quem gosta da natureza. As pedras arredondadas formam um cenário que mistura vegetação nativa, areia fina e branca e um mar com águas cristalinas.

A prática do naturismo é opcional.

(Crédito: Reprodução / Internet)

Praia do Pinho – Balneário Camboriú

Considerada a primeira naturista do Brasil, a Praia do Pinho é de fácil acesso. A prática naturista no local começou no início da década de 1980.

O espaço tem cerca de 500 metros de extensão e fica entre as praias de Laranjeiras e do Estaleirinho. A chegada ocorre pela rodovia Interpraias, através de um trecho da BR-101.

Além da faixa de areia e do mar calmo, o espaço possui pousada, restaurantes e estacionamento privativo. Além disso, os visitantes podem contemplar costões e Mata Atlântica preservada. Não é permitido fotografar ou filmar a praia, mesmo de longe, sem a autorização dos frequentadores.

(Crédito: Praia do Pinho/Divulgação)

A Praia do Pinho ficou conhecida por uma reportagem escrita pelo jornalista Tarlis Batista, da revista Manchete, publicada em 25 de fevereiro de 1984. O titulo era “Todo mundo nu em Camboriú”.

(Crédito: Reprodução / Internet)

Nudismo X Naturismo

Ao portal G1, Susan Letícia Gals, integrante do movimento e tesoureira da Associação NuParaíso, responsável pela manutenção da Praia do Pinho, explicou que o naturismo pode ser classificado como uma “filosofia de vida que engloba várias atitudes, dentre elas, o nudismo”. Dessa maneira, todo naturista é praticante do nudismo, mas nem todo nudista é naturista.