(Créditos: Mateus Raugust / PMPA)
A tradicional Descida da Borges acontece nesta sexta-feira (27), a partir das 20h, em Porto Alegre. Neste ano, entretanto, o evento, que funciona como um aquecimento para o carnaval, será diferente em função das obras de revitalização que ocorrem no Centro. Com isso, ao invés de três finais de semana, a festa ocorrerá em apenas uma noite. Além disso, os carnavalescos não vão descer a avenida.
Neste ano, um palco fixo será montado na Avenida Borges de Medeiros, entre o largo Glênio Peres e a Praça Montevidéo para uma apresentação das escolas campeãs do último carnaval de Porto Alegre. Estarão presentes o Grêmio Recreativo Entidade Social Beneficente Cultural Escola de Samba Filhos de Maria (campeã série Bronze); Realeza (campeã série Prata) e Imperadores do Samba (campeã série Ouro). Também será entregue a chave da cidade ao Rei Momo e às soberanas do carnaval.
Tu viu?
Festas de carnaval de Caxias do Sul já têm ingressos à venda
Entidades arrecadam material escolar para doação em Porto Alegre; veja como ajudar
Alteração no trânsito
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) as alterações no trânsito já serão feitas a partir das 17h desta quinta-feira (26). A avenida Borges de Medeiros – entre o Glênio Peres e o Paço Municipal – será bloqueada até o término do evento na madrugada de sábado (28).
O desvio para os motoristas que trafegam na região central será pela rua Uruguai. Outra alteração será em relação ao ponto de táxi localizado na Borges de Medeiros em frente a Lojas Lebes. A partir de quinta-feira à noite, será permitido o estacionamento de táxis na rua Uruguai.
Também haverá reforço nas linhas de transporte coletivo durante a madrugada, para atender o público que for ao evento. Além das linhas que circulam no horário e a C5 da Carris, a M10 e M98 ganharão uma viagem extra cada. O horário extra da M10 sairá da Borges de Medeiros, próximo ao Viaduto Otávio Rocha, às 00h40, e a M98 sairá à 1h da Salgado Filho esquina com a Borges de Medeiros.
Desfiles no Porto Seco
O evento no Porto Seco será nos dias 3 e 4 de março. A escolha da Corte ocorreu no início de dezembro. Este ano, o carnaval de Porto Alegre terá a integração de escolas de samba da Região Metropolitana.
Para os dois dias, a prefeitura garante que haverá reforço no transporte público, com a oferta de linhas de ônibus especiais, com rotas em regiões específicas da cidade até o Complexo Cultural do Porto Seco.