RS registrou 8 das 10 temperaturas mais altas do Brasil ontem (17)

Foto: Getty Image

Se tem uma coisa que separa os gaúchos, além do futebol, é o assunto calor. Há quem goste e aqueles que estão contando os dias para a chegada do outono, mas uma coisa é certa: as temperaturas não estão aliviando. Nesta quarta-feira (18) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um ranking com as maiores temperaturas do dia de ontem (17) e apontou que o Rio Grande do Sul registrou as oito mais altas de todo País.

Norte ou nordeste, típicos pelas suas altas temperaturas no topo? Que nada! A terça-feira foi de temperaturas muito altas em diversas regiões do Estado, sobretudo da Metade Oeste, com máximas que ficaram ao redor ou acima de 40ºC em alguns municípios. 

Confira o ranking: 

1º – Quaraí: 40,4ºC
2º – São Borja: 39,6ºC
3º – São Luiz Gonzaga: 38,6ºC
4º – Uruguaiana: 38,6ºC
5º – Santiago: 38,0ºC
6º – Alegrete: 37,6ºC
7º – Bagé: 37,1ºC
8º –
Seridó (Rio Grande do Norte): 37,1ºC
9º –
Apodí (Rio Grande do Norte): 36,6ºC
10º – São Gabriel: 36,5ºC

Como fica a previsão?

De acordo com a MetSul Meteorologia, a forte onda de calor vai seguir nos próximos dias. As máximas até sexta-feira devem se manter neste intervalo de 37ºC e 42ºC em algumas cidades à medida que o ar quente vai se reforçar.

Já no fim de semana, o aumento de nuvens e as pancadas de chuva devem evitar que as máximas atinjam valores tão extremos.

Embora o alívio no sábado e domingo, há dados que indicam que na segunda metade da próxima semana pode haver o ingresso de uma nova onda de calor extremo e máximas superiores a 40ºC podem ser registradas.