Churrasco coletivo em Atlântida tenta bater recorde do Guinness

Evento que iniciou em uma reunião familiar agora busca o reconhecimento como maior churrasco coletivo do mundo no livro dos recordes
Divulgação/Paleta Atlântida

Criado por um grupo de amigos, no Litoral Norte do RS, no ano de 2017,  o evento com churrasco coletivo e vista pro mar está crescendo a cada ano. O Paleta Atlântida já ganhou espaço reservado no calendário oficial de eventos de Xangri-lá e neste ano quer bater o recorde de maior número de assadores simultâneos. O evento vai para sua sexta edição e acontece no dia 28 de janeiro, entre as 9h e 17h, na Praia de Atlântida.

Tu viu?

RS registrou 8 das 10 temperaturas mais altas do Brasil nesta terça-feira (17)
Trio uruguaio é preso em Osório após furtar pousadas em SC

Na edição 2023, o assado na beira da praia, que já era de grandes proporções, agora dobra de tamanho nas questões de estrutura. O Evento buscará um título oficial e inédito de ser o maior churrasco do mundo em número de assadores, registrado pelo Guinness World Records. 

Uma auditora oficial da publicação americana estará presente no local para tentar registrar a marca. O recorde atual é de 914 assadores simultâneos, registrado em Dalisa, no Canadá, em setembro de 2022.  O objetivo da organização do evento é ultrapassar 3 mil para firmar o recorde para os gaúchos. Para conseguir esse feito, a marca necessita ter o reconhecimento de 85 testemunhas e cumprir todas as regras estabelecidas dentro do tempo estipulado. Representantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Xangri-Lá já estão com presença confirmada para acompanhar o recorde.

Na última edição, realizada em  janeiro de 2022, o evento reuniu cerca de 3.500 assadores amadores e profissionais. Registrar o recorde é um antigo sonho do empresário Felipe Melnick,

idealizador do Paleta Atlântida: “O churrasco é parte importante da cultura gaúcha, passada de geração para geração. Nosso desejo com a vinda do Guinness World Records é contribuir  para o fortalecimento dessa tradição, oficializando que os gaúchos fizeram o maior churrasco do mundo no verão de 2023”, revela.

Estrutura do churrasco coletivo será maior

Conforme a organização do evento, a edição de 2023 terá uma estrutura maior que nos anos anteriores, distribuída em mais de 2 km, com 14 paradores de marcas com experiência para o público, áreas de confraternização, lounges e área kids, distribuídos por toda a extensão. “Em termos de produção, o Paleta terá uma estrutura de segurança e atendimento muito bem dimensionada, com 500 pessoas trabalhando para que todos possam desfrutar o melhor do evento”, explica Marcos Beylouni, sócio e chefe de produção do evento. 

Atrações na churrasqueira e no palco 

Entre todas as atrações, os grandes destaques são os assados, com a presença de 60 especialistas nacionais e internacionais do churrasco, servindo mais de 15 toneladas de carne assada. Entre os principais nomes estão Carolina Heckmann, Enrique Puentes, Luciano Medeiros, Marcelo Bolinha, Neto Assador Leal e Marcos Livi. Os churrasqueiros apresentarão ao público diversas possibilidades de assados com os mais variados  tipos de carne.  

A programação do Paleta Atlântida contará também com apresentações musicais, circenses, do teatro e da dança. São mais de 100 espetáculos, entre amadores e profissionais, divididos em seis palcos e nos 14 paradores de empresas, espalhados pelo evento. Entre as atrações confirmadas estão Claus e Vanessa, Charles Master, Rafael Machado da Chimarruts, Rafael Malenotti e o Baile do Pitta.

Churrasco começou com uma reunião de família e agora busca o reconhecimento mundial

O tradicional assado entre amigos, motivado pelo desafio de escolher a melhor paleta de ovelha à beira mar entre os membros da família Melnick, Rabin e Kacman, foi a origem do evento. O 1º de janeiro de 2017 marca o primeiro “Paleta”, que contou com uma churrasqueira de praia emprestada por um amigo. Até hoje, os pioneiros não chegaram a um consenso do melhor assado do primeiro encontro.

Agora, o evento quer se consolidar como a maior competição de churrasco do mundo e vai contar com uma categoria profissional nos moldes internacionais. O torneio será avaliado por 30 juízes profissionais de oito países, vinculados à World Barbecue Association (WBQA), Confederação Pan-Americana de Assadores e Parrilleiros e Aliança de Churrasco da África). Eles vão realizar o julgamento às cegas das paletas preparadas por equipes profissionais de diversos países. A categoria conta com competidores campeões do Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai e Gana. Além disso, haverá a tradicional escolha da “Melhor Paleta de Cordeiro”, valendo uma Moto BMW G310 GS para o vencedor.

Evento é aberto ao público

O Paleta Atlântida é aberto ao público que quiser assistir os assadores em ação e apreciar os jogos e espetáculos. Para quem quiser fazer o seu próprio assado, é necessário garantir o ticket que libera o acesso aos serviços do evento. As diversas categorias de acesso estão disponíveis para compra aqui.