4 toneladas de alimentos impróprios são apreendidas no Litoral Norte do RS

Alimentos impróprios para o consumo foram encontrados em estabelecimentos de Tramandaí, Oásis e Capão da Canoa
Divulgação/MPRS

Agentes do Programa Segurança Alimentar RS apreenderam e inutilizaram 3,4 toneladas de alimentos impróprios para consumo nas praias de Tramandaí e Oásis, no Litoral Norte, nesta quarta-feira (11). Cinco estabelecimentos foram fiscalizados na ação do Ministério Público do RS e todos os locais foram autuados. Três deles foram totalmente interditados por apresentarem péssimas condições de higiene. 

Tu viu?

VÍDEO: tubarão-raposa é avistado em Arroio Teixeira

Gato Bengal de R$ 7 mil é resgatado após ser confundido com gato-do-mato e solto na mata

Foram encontrados produtos sem procedência, com a validade vencida, sem rotulagem, estragados e armazenados de forma inadequada durante a ação. Conforme o MPRS, os mercados interditados ainda apresentavam embalagens violadas com indícios de roedores e/ou insetos e presença de insetos em alimentos expostos para compra dos clientes.

Operação encontrou alimentos impróprios também em Capão da Canoa

Nesta quinta-feira (12), a mesma força-tarefa também foi realizada na praia de Capão da Canoa, no Litoral Norte,  e apreendeu e inutilizou 609 kg de alimentos impróprios para consumo. Seis estabelecimentos do município litorâneo foram fiscalizados. Dentre os locais vistoriados, dois não foram autuados e dois foram totalmente interditados. Os demais foram somente autuados.

Durante a ação, foram encontrados carnes sem procedência, armazenados de forma inadequada, com a validade vencida, estragados e sem a data de fabricação e validade. Conforme o MPRS, os locais que foram interditados apresentavam péssimas condições de higiene. Os estabelecimentos que não foram autuados não apresentaram nenhuma irregularidade.

As duas operações contaram com a presença de promotores de locais e de Porto Alegre, autoridades da Segurança Alimentar, Vigilância Sanitária e Delegacia de Proteção ao Consumidor e Patrulha Ambiental.

Mais de 600 kg de alimentos impróprios em Torres

Em Torres, foram apreendidos e inutilizados 600 kg de alimentos impróprios para consumo na segunda-feira (9). Um dos quiosques foi interditado por péssimas condições de higiene. Assim como nas outras edições das operações de saúde alimentar, os nomes dos locais fiscalizados não foram divulgados pelas autoridades.