Seis anos do Penta: relembre a conquista da Copa do Brasil de 2016 do Grêmio

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Seis anos de um dos grandes momentos da história do Grêmio. Nesta quarta-feira (07) completa seis anos da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil em cima do Atlético-MG. Relembre como foi a conquista que terminou com o jejum Tricolor.

Tu Viu?

Santamariense vence concurso internacional de fotografia

Gauchão Ipiranga 2023: como chega o Juventude para a disputa do estadual?

Quinze anos de espera resumidos em 180 minutos. Desde 2001, com a Copa do Brasil, o Grêmio não vencia um título nacional, e o sufoco poderia terminar justamente com uma nova conquista da competição. Roger Machado tinha sido demitido do comando tricolor apenas dois meses antes e cabia a Renato Portaluppi buscar o pentacampeonato. 

Primeiro jogo: Atlético-MG 1 x 3 Grêmio.

Pelo sorteio dos mandos de campo, o Atlético-MG jogava a primeira partida em casa, no Mineirão. Com um elenco de nomes como Robinho e Lucas Pratto, havia muita expectativa para o mandante da primeira partida. Mas o Grêmio comandado por Renato conseguiu jogar melhor e contou com uma noite iluminada de Pedro Rocha, que marcou dois gols (o primeiro em um belíssimo corte no zagueiro Gabriel França) e ainda acabou expulso. Mesmo com o Galo marcando um gol nos minutos finais da partida, Geromel encontrou Cebolinha já nos acréscimos para ampliar o marcador.

Segundo jogo: Grêmio 1 x 1 Atlético-MG

Decidindo em casa com uma vantagem de dois gols, o clima era de otimismo para o lado gremista. Mas o anseio em acabar com o jejum de títulos mantinha o ambiente de tensão e a partida, que parecia se encaminhar para um 0 a 0, ganhou ainda mais emoção nos minutos finais. Aos 44 do segundo tempo, Everton deu um passe para Bolaños sacramentar a conquista Tricolor. Os mineiros ainda marcaram três minutos depois, mas não de nada adiantou: já estava claro quem ficaria com a taça. 

A escalação foi praticamente a mesma nos dois jogos, com exceção do ponta esquerda por conta da expulsão de Pedro Rocha no primeiro jogo. De resto, o time titular foi: Marcelo Grohe, Edílson, Geromel, Kannemann, M. Oliveira; Walace e Maicon; Ramiro, Douglas, Pedro Rocha (Cebolinha) e Luan.

Do elenco vencedor, apenas a dupla de zaga continua na equipe, além do Renato que chegou a sair em 2021 e retornou durante a disputa da Série B. Geromel teve seu contrato renovado automaticamente até o final de 2023, enquanto Kannemann e Grêmio seguem conversando para tentar chegar em um acordo pela renovação.