Em desafio por garrafa de cachaça, homem fica entalado em árvore em Alegrete

O Umbu é uma árvore grande e folhuda que cresce no pampa gaúcho.
Foto: Portal das Missões/Reprodução

Um homem foi resgatado, neste domingo (4), após ficar preso no interior de um tronco de Umbu, no bairro Progresso, em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. Conforme o portal Alegrete Tudo, o indivíduo tentava resgatar uma garrafa de cachaça, que estava em um buraco na árvore, quando ficou entalado. Ele participava de uma confraternização entre amigos quando foi desafiado a realizar o ato. O Corpo de Bombeiros do município foi acionado e precisou cortar a árvore para retirar o homem do local.  

Tu viu?

Manoelito Savaris é reeleito presidente do MTG
As melhores pizzarias na opinião dos leitores do Bairrista

Conforme o site, outros cinco homens participavam da reunião entre amigos e todos apresentavam sinais de embriaguez. Os bombeiros também retiraram a garrafa de cachaça do buraco para evitar novos acidentes, já que um dos participantes queria resgatar o objeto de qualquer maneira.  

O tronco do umbuzeiro tinha um orifício de aproximadamente 1,5 m de profundidade, segundo os bombeiros. O homem resgatado não apresentou lesões e preferiu continuar na confraternização com os amigos. Afinal, a festa não pode parar!

Conheça a árvore onde o homem ficou entalado no Alegrete

Conforme o Portal das Missões, o Umbu é uma árvore grande e com muitas folhas, que cresce no pampa gaúcho. Solitária na maioria da vezes, ergue-se no descampado e atrai os campeiros, os tropeiros e os carreteiros que fazem pouso sob sua proteção. O tronco do Umbu é muito grosso, as raízes fora da terra são grandes, mas ninguém usa a madeira da árvore, pois acaba não tendo utilidade. Ela tem o aspecto farelento, quebradiço, de pouca duração, parece feita de uma casca em cima da outra.
Segundo o portal, quando queremos comprovar se determinado local serviu de aldeia ou redução para o povo Guarani se busca proximidade de um pé de Umbu, onde os índios usavam suas folhas para espantar insetos como formigas e pulgas.
Ainda hoje é de cultura popular que, quando há infestação de pulgas ou insetos no chão de seleiro ou galpão, colocasse folhas de Umbu e os insetos são afugentados. A palavra tupi-guarani “y-mb-u”, significava “árvore-que-dá-de-beber”.