Hospital da PUCRS busca voluntários pra testes da vacina contra a dengue

Foto: Agência Brasil

Falta pouco! Há 50 anos pesquisadores têm se debruçado sobre a criação de uma vacina contra a dengue. Recentemente, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel) passou a selecionar voluntários para o estudo clínico, última fase da pesquisa, e agora é a vez do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, a buscar interessados. Possíveis participantes precisam ter entre 18 e 59 anos, serem saudáveis e não ter tido contato com o vírus da dengue.

O imunizante, desenvolvido pelo Instituto Butantan, está na etapa final de estudo. Para isso, um levantamento será feito a partir da testagem de 350 voluntários de Porto Alegre e outros 350 de Pelotas, na Região Sul. Para participar, os interessados devem se inscrever por meio de um formulário no site do Hospital São Lucas. Após o preenchimento, a equipe responsável avaliará as inscrições e irá contatar aqueles que se encaixam nos critérios.

Tu viu?

Estado tem mais de 6,5 mil vagas de emprego abertas
Kannemann, do Grêmio, negocia com Boca Juniors, diz imprensa argentina

Sobre o estudo

Podem participar pessoas entre 18 e 59 anos, que nunca contraíram o vírus e não possuem doença crônica mal controlada. Estão vetadas mulheres gestantes e lactantes, ou que desejam engravidar nos próximos três meses.

A cada seis voluntários, um receberá placebo — substância sem medicação. Os participantes só serão informados sobre qual vacina receberam ao final da análise dos dados.

Até o momento, foi identificado que, com a vacina, produz anticorpos em 100% das pessoas que já tiveram contato com a doença. Nas que nunca tiveram dengue a eficácia ficou em 90%.

Foi comprovado, também, que somente uma dose do imunizante é capaz de proteger contra os quatro subtipos de dengue. A vacina em teste também se mostrou segura e sem efeitos adversos graves.

A dengue é uma doença infecciosa viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que causa febre alta, dores no corpo, dor de cabeça e náuseas.

Mais informações

Dúvidas sobre o teste de vacinas realizado pelo Hospital São Lucas podem ser tiradas pelos telefones (51) 3320-3260 ou (51) 3320-5610, em horário comercial.