Manoelito Savaris é reeleito presidente do MTG

Foto: Divulgação

As 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul escolheram o novo comando do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), neste sábado (3). Com 788 votos, Manoelito Savaris, da Chapa 1 – Pelos Laços da Tradição, foi o vencedor do pleito e vai ser o presidente do MTG no biênio 2023/2024. A Chapa 2 – Juntos somos um novo sentido, liderada por Valmir Böhmer, recebeu 641 votos. Além disso, foram recebidos 10 votos nulos e um em branco. A eleição ocorreu de forma simultânea em todas entidades filiadas, espalhadas pelo RS. 

Tu viu?

Caixa oferece desconto de até 90% para pessoas com dívidas atrasadas com o banco
Filhote de bugio é encontrado ferido na BR-116, em Barra do Ribeiro

Com o resultado, Manoelito vai para sua nona gestão à frente da entidade. A primeira foi iniciada em 2001, depois em 2005, 2014, 2021 e agora em 2023. O mandato é de dois anos. Ele, que já foi patrão de CTG, Coordenador Regional, dirigiu a Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha e o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore e é Conselheiro Vaqueano e Benemérito.

A chapa vencedora conta com os vices: Ilva Maria Borba Goulart (Administração e Finanças), Renata Pletz (Cultura), Madeline Zancanaro (Artística), Nicanor Castilhos (Campeiro), Claudemir Bresolin (Esportes Campeiros), Ildo Wagner (Cavalgadas) e Paulo Matukait (Fundação Cultural Gaúcha).

As entidades filiadas ao Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul também elegeram, neste sábado (3), o Conselho Diretor e Conselho Fiscal para os próximos dois anos, bem como as coordenadorias regionais. Os novos eleitos, serão empossados para o mandato de dois anos, no dia 10 de dezembro.

Conheça o novo presidente do MTG

Manoelito Carlos Savaris completa 67 anos no dia de sua posse, é oficial da Reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Foi patrão do CTG Heróis Farroupilhas e do CTG Campo dos Bugres, ambos de Caxias do Sul. Coordenou a 25ª RT em 1996 e 1997; foi vice-presidente de Administração do MTG, em 1999 e 2000; e presidiu o MTG nos anos de 2001, 2002, 2003, 2005, 2006, 2014, 2015, 21 e 22.

Ele também foi presidente do já extinto Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010; e presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), entre 2012 e 2013. Manoelito Savaris é autor de vários livros, entre eles “Rio Grande do Sul: história e Identidade” e “Manual de Tradicionalismo Gaúcho”, ambos publicados pelo MTG.

Presidente do MTG agradece

Em nota nas redes sociais, Manoelito agradeceu aos tradicionalistas que compareceram à eleição do último sábado (3). “Foi um processo democrático. A lisura do pleito fortalece o MTG. Teremos dois anos de trabalho e espero contar com a colaboração de todos, tenham ou não obtido sucesso no pleito. À chapa 2 que concorreu aos Conselhos do MTG parabenizo pela votação. Aos novos conselheiros eleitos espero dedicação e amizade, para o bem da instituição. Viva o MTG!”, escreveu em seu perfil pessoal no Facebook.